Nos dias 19, 20 e 21 de março os estudantes saírão às ruas das principais cidades do país, na Jornada de Lutas da UNE e da Ubes. As manifestações estão sendo convocadas com os seguintes eixos: pela paz e contra a guerra no Iraque; contra a inclusão da Educação nos acordos da OMC; Soberania sim! Alca Não!; pela democratização do acesso ao ensino superior; pela redução das mensalidades e em defesa da educação pública.

Uma das primeiras capitais a realizar o protesto é o Rio de Janeiro realiza nesta quarta-feira, 19 de março, uma passeata pelo Centro da cidade. Os manifestantes se concentrarão na Candelária às 10h e sairão em passeata até o Tribunal de Justiça. Além dos eixos gerais da jornada, os estudantes também defenderão o apoio à luta dos servidores estaduais, o passe-livre para todos os estudantes e contra as catracas eletrônicas. O ato será em unidade com o movimento negro, em defesa da reserva de vagas para alunos da rede pública e da cota para estudantes negros nas universidades públicas.

Na cidade de São Paulo, os protestos acontecem durante os três dias da Jornada de Lutas. Na quarta, dia 19, quando termina o prazo dado por Bush para o Iraque, estudantes estarão se somando à vigília no espaço exteno da Câmara Municipal, a partir das 19h. No dia seguinte, a partir das 09 horas, estarão na agitação em frente ao Masp, convocada pelo comitê paulista contra a guerra. E na sexta, 21, acontece a passeata da Jornada de Lutas, saindo do Masp às 10h em direção ao Consulado dos EUA. O protesto na capital prossegue no sábado, com um ato na Praça da Sé, às 17h.

CALENDÁRIO DA JORNADA DE LUTAS

  • Rio de Janeiro
    19/03 – Candelária – 10h

  • Belém (PA)
    19/03 – Local: Praça do Can – Embaixada dos EUA – 09h

  • Natal (RN)
    19/03 – Praça João Pessoa

  • Belo Horizonte (BH)
    20/03 – Praça Afonso Arinos – 09h

  • Salvador (BA)
    20/03 – Concentração: Campo Grande, Reitoria UFBA, Piedade – 10 horas

  • São Paulo (SP)
    21/03 – Masp – 10h

  • Campinas (SP)
    19/03 – Largo do Rosário – 09h