Desde o segundo semestre de 2003, os estudantes de Juazeiro do Norte, cidade do interior do Ceará, estão mobilizados na luta pelo passe-livre estudantil. O vereador Fábio José Cavalcanti Queiroz, do PSTU, apresentou a proposta do passe livre estudantil, antes de ser apresentada esta proposta foi debatida em duas audiências públicas com estudantes que lotaram a câmara municipal, com a finalidade de discutir a proposta e a luta do passe livre.

Ainda no ano passado, com a argumentação que o projeto feria a constituição do município, a matéria foi barrada. No início desde ano Fábio José reapresentou a proposta desta vez como emenda a constituição municipal. No início de abril a matéria deveria ser votada, mas demonstrando afinidade com os proprietários das empresas de ônibus, um grupo de vereadores vêm emperrando a votação se utilizando de artifícios burocratas, como pedido de vista a uma matéria que está em discussão há oito meses.

Durante este período os estudantes vêm promovendo grandes demonstrações pela luta por esse direito. Nas duas audiências públicas, em debates nas escolas e em todas as sessões da câmara municipal a presença estudantil é marcante.

A partir da apresentação da proposta, o vereador do PSTU, professor Fábio José, vem sofrendo ameaças e pressões por parte do empresariado dos transportes coletivos. Mas em nenhum momento o nosso representante recuou, demonstrando seu compromisso realizado em campanha, em defesa do passe livre. Além de não vacilar, o parlamentar socialista, realiza sempre a denúncia da democracia dos ricos, pois quando se trata de uma proposta que vêm de encontro às necessidades da classe trabalhadora, ou vota contra ou tenta barrá-la dificultando sua tramitação. Fábio ainda diz: “somente com a mobilização dos estudantes este projeto e outras reivindicações serão conquistadas pela classe trabalhadora“ e ainda completa, “estas conquistas não partirão do parlamento burguês e sim da ação direta dos trabalhadores“.

Neste processo a juventude do PSTU vem sendo vanguarda do movimento, promovendo a discussão em cada colégio, passando de sala em sala, na árdua batalha contra o discurso dos defensores das empresas de ônibus, como o PCdoB, este diz que o passe livre vai trazer prejuízo para estas empresas. O PSTU reafirma apoio e participação na luta pelas reivindicações da classe trabalhadora como o passe livre estudantil e não em defesa do empresariado.