Desde a noite de quarta-feira, 21, estudantes do “Movimento Fora Arruda e toda a Máfia” ocupam o novo prédio da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília. Eles são contra a eleição indireta que aprovou o nome de Rogério Rosso (PMDB) para ser governador-tampão até o final do ano e querem a anulação do processo.

Rosso fez parte dos governos de José Roberto Arruda, pivô do escândalo do mensalão do DEM, e de Joaquim Roriz, ex-governador do DF que renunciou a seu cargo de senador para não ser cassado em outro escândalo de corrupção. A Câmara Legislativa não tinha a menor condição de escolher o novo governador. Além de se tratar de um processo extremamente antidemocrático, nove dos 24 deputados distritais acusados de envolvimento no esquema de corrupção participaram da votação.

Como o prédio ainda está em obras, cabe à construtora decidir se pede reintegração de posse ou não. Até o momento, não houve o pedido, mas segundo estudantes essa é a principal hipótese. Às 18h, em assembleia, os ativistas decidirão se permanecem ou não no local.

A atividade também foi parte dos protestos em comemoração aos 50 anos de Brasília.