No ano passado, depois da fantástica mobilização em Salvador contra o aumento da tarifa do transporte – o “Agosto do Buzu”, em diversas cidades foram organizados atos contra o aumento de passagens e pelo passe-livre.

E os protestos continuam em 2004. Em São Paulo, no dia 12, 300 estudantes do CEFET realizaram uma manifestação pelo passe-livre, aproveitando a visita surpresa da prefeita Marta Suplicy (PT) à escola. Repetiram-se as cenas do começo do ano, quando a prefeita foi visitar moradores atingidos pelas enchentes. Desta vez, Marta teve de ouvir de perto o descontentamento dos estudantes e teve a desfaçatez de sugerir que os alunos do Cefet pedissem o passe-livre na Secretaria de Transportes.

As atividades do comitê da campanha serão reiniciadas, provavelmente, com a organização de uma jornada de lutas dos estudantes secundaristas (ao contrário do que a UBES vem fazendo). Um grande ato será convocado para denunciar a máfia do transporte público e arrancar de seus lucros o passe-livre. A campanha defenderá ainda a estatização das empresas de ônibus sob controle dos trabalhadores.

Post author
Publication Date