Ato também marcou o lançamento da Anel na cidade
Flavia Bischain

Manifestação tmbém marcou o lançamento da Anel na cidadeAproximadamente 500 pessoas realizaram um ato na cidade de Sarandi (PR), na manhã do dia 31 de agosto. Esse ato foi marcado pela unidade entre estudantes, professores e funcionários dos colégios estaduais que comemoraram, com essa mobilização, o dia 30 de agosto, dia de luto e luta da categoria. A maior parte dos manifestantes eram estudantes secundaristas de cinco colégios estaduais, além de trabalhadores sem-teto recém despejados de suas casas.

A manifestação que se iniciou no Colégio Panorama e seguiu pelas ruas da cidade até a Prefeitura tinha como reivindicações principais cobrar uma posição do prefeito Milton Martini (PP) contra a vinda de lixo de outras cidades para o município e a solução imediata do despejo forçado que ocorreu na semana anterior.

Esse ato foi marcado pela participação de diversos grêmios estudantis locais e da recém-fundada Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (Anel).

A juventude estava reunida para demonstrar que não quer a vinda de lixo de outras cidades. Isso só serve para poluir a água da cidade e gerar lucro para empresa Pajoan. Durante todo o trajeto do ato, foram cantadas palavras-de-ordem que iam desde a questão local do lixo até o “Fora Sarney”.

“É muito importante essa mobilização estudantil para impedir a vinda do lixo para Sarandi. A luta que começou com o lixo acabou incorporando o problema da moradia e o ‘Fora Sarney´”, disse Phillip Natal, representando a Anel. Além disso, denunciou o caráter corrupto do Senado e o papelão a que se serviu o presidente Lula de se aliar com Sarney.

O fortalecimento do movimento estudantil secundarista ocorreu após a reorganização do grêmio do Colégio Panorama, no início de junho. A direção eleita enviou uma delegação ao Congresso Nacional de Estudantes (CNE) e, desde então, ajuda a construir a Anel na região.

Ao final da manifestação, diante da exigência de uma posição, o prefeito não teve alternativa e assinou o projeto de iniciativa popular contra a vinda do lixo, pronunciando publicamente que o lixo não virá para Sarandi. Uma importante vitória do movimento estudantil e dos trabalhadores que ainda cobram solução para a falta de moradia, entre outros problemas da cidade.