Na última quinta-feira, dia 25, os estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a Unirio, ocuparam o prédio da Reitoria dessa instituição em protesto à aprovação pelo seu Conselho Universitário do Reuni. Cerca de 50 estudantes se revezam no local.

Como tem acontecido em todas as universidades do país, na Unirio, a adesão ao Reuni foi aprovada às pressas, sem debate com a comunidade acadêmica e sem nenhuma democracia. Houve uma sessão do Conselho Universitário para votar o projeto na quarta-feira, dia 24, dia em que o Rio de Janeiro literalmente parou devido à forte chuva e, portanto, a Universidade estava completamente vazia. Foi a mobilização de cerca de 60 estudantes que garantiu o adiamento da votação para o dia seguinte.

Infelizmente, mesmo com um ato de mais de 150 alunos e o pedido democrático de que se adiasse essa votação a fim de realizar um amplo debate sobre o projeto com o conjunto de estudantes, professores e trabalhadores da Unirio, no dia seguinte, o Reuni foi aprovado, num Conselho tumultuado e sem quorum. Imediatamente, os estudantes se dirigiram para o andar superior da reitoria e lá se encontram desde então.

Os estudantes permanecerão lá por tempo indeterminado, e planejam os próximos passos da mobilização.

É muito importante que o conjunto do Movimento Estudantil mande moções de apoio aos estudantes da Unirio para o e-mail [email protected].

  • Visite o blog da ocupação