Estudantes pintam cartazes
Reprodução

Os estudantes do Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro/Universidade Federal Fluminense), no Norte Fluminense, participaram no dia 1º de abril do Dia Nacional de Lutas contra as Mentiras do governo e da reitoria. A manifestação se deu por meio de cartazes feitos a mão pelos próprios estudantes, quase como uma atividade lúdica.

Os trabalhos preencheram todo o hall de entrada do Pólo e manifestaram a insatisfação dos estudantes perante as políticas adotadas pelo governo, a implementação autoritária, com direito a repressão policial a estudantes e professores do “Projeto de Reforma Universitária autônomo da UFF” (versão do Reuni), o atraso no pagamento dos salários de funcionários terceirizados, contra as “salas de lata” (contêineres alugados e adaptados como salas de aula) e pelo início da construção de novos prédios com salas de aula, laboratórios para os cursos de engenharia e enfermagem e a construção do SPA (Serviço de Psicologia Aplicada), que é uma área de atendimento psicológico para a comunidade onde os estudantes de psicologia fazem seu estágio curricular.

A falta destes espaços atrapalha, e em alguns casos, inviabiliza a conclusão da formação desses estudantes. A direção do Puro anunciou o início destas obras já há três meses e, no entanto, ainda não começaram.

Além de críticas ao governo e a direção da UFF, o protesto contou com faixas fazendo criticas a ordem social, discriminação e preconceito e outras mais humoradas, como provocações futebolísticas.