Os estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, deram uma bela resposta ao imobilismo da direção do DCE (UJS/PCdoB). Na última terça-feira (14), cerca de 600 estudantes se reuniram em Assembléia Geral, convocada por sete CA/DAs da instituição para discutir Assistência Estudantil. Passando por cima do DCE, os diretórios acadêmicos fizeram uma grande divulgação e a base atendeu ao chamado.

Instalada a assembléia, logo nas primeiras falas era possível perceber a insatisfação com relação ao descaso dado pela Reitoria e pelo Governo do Estado aos estudantes e a educação, assim como a ausência e omissão do DCE dirigido pelo PCdoB. No meio da assembléia, um companheiro propôs a derrubada da placa da vergonha que dizia “Estamos concluindo o Restaurante Universitário“ que, na verdade, está atrasado há mais de 400 dias. Numa demonstração de total indignação, os estudantes derrubaram e conduziram a placa pelo campus até a Reitoria, gritando palavras de ordem do tipo: “Não é mole não, um ano de atraso é muita enrrolação“.

Os discentes, bastante revoltados, seguiram até o módulo de Medicina (curso recém-criado na Instituição) e convidaram os companheiros para a luta. Picharam e colocaram a placa da mentira na porta da sala do Reitor. Após uma série de falas inflamadas, a Assembléia decidiu pela ocupação imediata da Reitoria e pela conclusão das obras do RU em um mês.

Na parte da tarde, o professor Reginaldo Silva (Uesb), deu uma aula pública sobre os efeitos da Reforma Universitária do Governo Lula. Após a palestra, os estudantes continuaram na Reitoria, que estava recebendo a visita do Tribunal de Contas do Estado, com apitos, panelas e cartazes, a denunciar o descaso, com dizeres do tipo: “Sou estudante, tenho direito a Residência e Restaurante“. No final da tarde, o Reitor Abel Rebouças veio tentar conter os ânimos inflamados. Após duas horas de conversa, o movimento rechaçou as falácias da Administração e manteve a postura de se em um mês as obras do RU não estiverem concluídas os estudantes ocuparam a Reitoria novamente, só que agora por tempo indeterminado.

A chama da luta estudantil reascende na Uesb num momento em que o DCE da UJS vai tentar minar o movimento para tentar aprovar a Reforma Universitária do Governo Lula. A mobilização continua e no próximo domingo os estudantes da Uesb se reunirão para discutir Residência Universitária, a qual, segundo a avaliação do movimento, não será concedida pelo Governo do Estado ou pelo Reitor. Será uma conquista, por meio de muita luta estudantil.