Bloco em 2007
sindmetalsjc.org.br

Bloco de São José dos Campos (SP) faz aniversário e desfila no sábado de CarnavalClique para escutar o samba deste ano (MP3)

O bloco Acorda Peão, formado por sindicatos da região ligados à Conlutas, comemora 10 anos e traz um samba-enredo que aborda, entre outros assuntos, o aumento dos vereadores de São José e o “trem da alegria” da Prefeitura, com a proposta dos super-salários.

Entre as alegorias do bloco, um trem está sendo confeccionado com o rosto de todos os vereadores que votaram a favor do aumento de mais de 80% nos salários da próxima legislatura.

“A idéia inicial era alugar um trenzinho, mas isso ficou impossível porque nenhum proprietário queria ceder seu equipamento para criticar os vereadores. Vários deles alegaram que têm contrato com a Prefeitura e emprestar o trem ao Sindicato poderia prejudicá-los”, contou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos Edmir da Silva, responsável pela confecção das alegorias.

Carros alegóricos com críticas ao governo federal e ao presidente Lula também são presença certa no bloco, bem como oposição à política de guerra de George W. Bush. “Com alegria e descontração, queremos mais uma vez tocar nos temas que afetam os trabalhadores. Esperamos desfilar com pelo menos 300 pessoas”, afirmou o vice-presidente do Sindicato, Renato Bento Luiz, que também é o puxador do bloco.

Em comemoração aos 10 anos do bloco, o Sindicato dos Metalúrgicos está lançando um CD com os sambas-enredos desde 2001. Um DVD também foi confeccionado com a história do bloco e as imagens dos desfiles dos últimos anos.

  • Clique para escutar o samba deste ano (MP3)