Confira a entrevista com Paulo Soares, presidente do Metabase de Itabira e com Valério Vieira, presidente do Metabase de CongonhasOpinião – A Vale tem como garantir o emprego dos seus trabalhadores?
Paulo Soares –
Durante os últimos 10 anos, a Vale remunerou seus acionistas de forma bilionária. Agora, aos primeiros sinais da crise, descarrega sobre os trabalhadores todo o seu peso, enquanto os acionistas recebem seus lucros normalmente.

Neste momento de dificuldades, quem deve arcar com o peso da crise são os grandes acionistas estrangeiros. Para eles, grandes banqueiros, o prejuízo é menor. São apenas alguns de seus muitos milhões. Mas, para nós, trabalhadores, o emprego significa a vida.

A empresa diz que a suspensão dos contratos de trabalho é necessária porque a situação deve voltar ao normal no início do próximo ano. Se isso realmente é verdade, então não tem o menor sentido a suspensão dos contratos e as demissões dos trabalhadores.

A Vale lucrou muito. Por isso, deve garantir os empregos e manter os benefícios sociais dos trabalhadores.

Qual a saída apontada pelo Metabase para barrar as demissões?
Paulo Soares –
A Vale tomou medidas que penalizam o conjunto dos trabalhadores e os municípios mineradores. No caso específico de Itabira, a redução de produção já acarretou a demissão de centenas de trabalhadores nas minas de Cauê e Conceição, com demissão de trabalhadores diretos e terceirizados. Isso afeta diretamente a comunidade, porque cada demissão na Vale provoca outras três, em outros setores da economia da cidade. Quem tem de pagar a conta são os acionistas da Vale. Que eles diminuam seus lucros!

Achamos que o primeiro passo é o chamado pela unidade dos sindicatos, para barrar estas demissões e os ataques que virão por parte da Vale. Temos de estar unidos. Os donos da Vale têm de escutar nosso aviso: “Mexeu com meu colega, mexeu comigo!”.

O Metabase de Itabira está cobrando um posicionamento das autoridades, dos governos municipal, estadual, deputados e vereadores, sobre a ameaça de demissões. Muitos destes parlamentares e governantes receberam doações da Vale e das empresas do setor, para financiar suas campanhas. Agora, terão de dizer que vão ficar ao lado dos patrões, contra os trabalhadores.

Valério Vieira – É hora de unir todos, trabalhadores da Vale e das outras mineradoras, comunidade, associação de moradores, igrejas, sindicatos e a população trabalhadora destas cidades.

Não podemos permitir demissão na Vale ou em qualquer outra mineradora! Estamos iniciando uma campanha exigindo estabilidade no emprego, redução da jornada para 36 horas, sem redução de direitos ou salários e a reestatização da Vale e das mineradoras que demitirem.

Post author da redação
Publication Date