Estudantes debatem a luta contra a reforma Universitária, nos dias 29 e 30, no Rio de JaneiroEm 29 e 30 de maio, ocorrerá o Encontro Nacional contra a Reforma Universitária, uma iniciativa de diversas entidades, entre elas o DCE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que sediará o evento. O objetivo é debater os efeitos da reforma e organizar uma campanha para derrotá-la.

A reforma pretende preparar a implementação da Alca no ensino superior: privatizar as universidades públicas e salvar os tubarões do ensino privado, dando a maior isenção de impostos da história.

A UNE está do outro lado da trincheira, apoiando o governo Lula: defende uma “Reforma Universitária Jᔠe acaba de desmarcar o único fórum nacional que debateria a reforma em maio (o CONEG) e suspender a Marcha da entidade a Brasília que seria em junho, deixando o governo de mãos livres para aprovar sua reforma.

Um exemplo do que poderá ocorrer é a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), onde faltam professores e a infra-estrutura é precária, devido à aplicação de propostas como a expansão de vagas sem qualidade e a busca de recursos privados. Os estudantes vêm ocupando o campus em luta pela contratação de professores e, no dia 29, fizeram um protesto na reunião do conselho universitário.

Em todo o país, estudantes estão se organizando para participar do Encontro Nacional. No dia 28, por exemplo, a assembléia da Universidade Federal de Santa Catarina se posicionou contra a reforma e aprovou o apoio ao Encontro.

Informações:
[email protected]
Post author Júlia Eberhardt*, Diretora da UNE pelo Movimento Ruptura Socialista – Oposição
Publication Date