Nos dias 10 e 11 de janeiro, realizou-se em João Pessoa (PB), o primeiro Encontro de Mulheres do PSTU da Região Nordeste, com a participação de mais de trinta miltantes de seis estados.

No primeiro dia foi ministrado o curso “A Origem da Opressão da Mulher”, que discutiu os papéis desempenhados na sociedade pelos homens e mulheres, sua desigualdade e o aproveitamento da opressão da mulher pelo sistema capitalista para melhor explorá-la. O curso incluiu a luta das mulheres na história e sua participação na construção do socialismo. No segundo dia, discutiu-se a necessidade da organização das mulheres e o fortalecimento das Secretarias de Mulheres do PSTU.

Foram encaminhadas resoluções para a intervenção no mês de março contra a violência, com destaque para a luta contra a Alca, contra o pagamento da dívida externa e o FMI. Também foi aprovada a luta das mulheres contra as medidas tomadas pelo governo Lula, como a reforma da Previdência e a Trabalhista, e contra o desemprego e o arrocho salarial.

Uma luta de mulheres e homens

Durante todo o encontro, os homens do PSTU garantiram nossa comida, a limpeza do local, o cuidado com nossos filhos e a organização de uma confraternização. O exemplo demonstra que a união de homens e mulheres de nossa classe fará com que alcancemos nosso ideal de igualdade.
Post author Ana Rosa Minutti,da Secretaria Nacional de Mulheres do PSTU
Publication Date