No último sábado, 1º de setembro, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza reuniu em sua sede mulheres da categoria, costureiras e donas de casa em seu primeiro encontro de mulheres.

Mais de 20 operárias da construção civil compareceram para discutir conjuntura e a organização das mulheres do setor. Também estiveram presentes a CSP-Conlutas, o Movimento Mulheres em Luta, Sindicato das Trabalhadoras da Confecção Feminina e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém.

Na mesa de abertura foi discutida a crise econômica mundial e seus reflexos no Brasil e em Fortaleza. Na mesa sobre organização das mulheres, a companheira Deusinha, do sindicato de Belém, relatou sua experiência na organização das mulheres da categoria em Belém.

Para incentivar a participação das mulheres, o sindicato garantiu creche para os filhos das trabalhadoras. A creche estava lotada!

Alguns encaminhamentos foram deliberados ao final do encontro, tais como: construção de uma comissão de mulheres; campanha pela classificação da função das trabalhadoras e a luta por creches; construção do MML e seu encontro em novembro.

Nas lutas e nas eleições!
Além de avançar na organização das mulheres no sindicato, o encontro serviu para apresentar uma alternativa de partido. Várias mulheres se filiaram ao PSTU, o partido que as mulheres conhecem das lutas do sindicato e das greves.