Aconteceu em São Bernardo do Campo, dia 18, sábado, o 1º encontro de estudantes do ABC paulista. O encontro, que reuniu cerca de cem estudantes, entre universitários e secundaristas, surgiu da necessidade concreta dos estudantes de diversas faculdades, de se unificar na luta contra o aumento de mensalidades, pela federalização das fundações universitárias do ABC e contra a reforma universitária.
Resoluções importantes foram tiradas, como formar comitês nas faculdades e um comitê regional para dar seqüência aos trabalhos, além de uma campanha unificada contra o aumento de mensalidades e um abaixo assinado em defesa da federalização das fundações.

Parte da discussão foi pautada pelo o que é a CONLUTE, e os estudantes optaram pelo apoio ao encontro estadual, por entender que a UNE já não fala em nosso nome e que é necessário construir uma alternativa ampla, combativa e de luta, contra a Reforma Universitária, por educação pública, gratuita e de qualidade!

A Federal do ABC não pode ser piloto da Reforma Universitária. Federalize já!

O grande ABC, região com 7 cidades, não conta com nenhuma universidade pública, gratuita. Em maio deste ano o Consorcio Intermunicipal, formado por 5 prefeituras do PT, uma do PSB e uma do PTB, sentou-se a mesa com Lula para viabilizar a implementação do projeto que traria, finalmente uma Universidade Federal para o ABC. O Consórcio Intermunicipal, o MEC e os industriais da região definiram que esta seria uma universidade com 20 mil vagas, com cursos voltados para tecnologia, educação e sociais, e traçaram desde já seu caráter: cursos semi-presenciais, autonomia financeira e com o ensino voltado para a indústria petroquímica, ascendente na região.

A luta pela universidade pública e gratuita na região tem mais de 30 anos, porém não e essa federal que queremos. O movimento sempre lutou pela estatização das autarquias e fundações municipais (FDSBC – Faculdade de Direito São Bernardo do Campo, IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, FSA – Fundação Santo André e Fundação ABC de Santo André). A necessidade de uma universidade, está sendo utilizada como bandeira eleitoral pelo PT.

Em agosto iniciaram-se as audiências públicas, para dar um caráter mais democrático a criação dessa universidade. Pura balela. A prefeita de Ribeirão Pires e presidenta do Consórcio Intermunicipal Maria Inês (PT) assumiu em diversas audiências públicas que a UFABC “…é o projeto piloto da Reforma Universitária”.
No dia 23 de agosto aconteceu a maior das audiências públicas sobre a UFABC, na Câmara Municipal de Santo André. A câmara foi tomada por mais de 250 estudantes e trabalhadores da região. Houve varias intervenções no plenário em defesa do caráter público da universidade. A UJS representando a UEE e UPES foram para a audiência para defender o programa neoliberal do governo Lula, Universidade para Todos. Mas os estudantes não abrem mãos de suas reivindicações e defenderam firmemente a federalização das autarquias e fundações municipais, se posicionaram contra a Reforma Universitária e em coro exigiram a ruptura do governo Lula com o FMI para que haja mais verbas para a educação. Foi uma vitória para o nosso movimento, mas que não termina aí. No encontro de estudantes do ABC foi tirado um abaixo assinado em defesa da federalização, e a luta vai se fortalecer com os comitês e a ida ao encontro estadual!