Empresas querem aumentar a produtividade em 15%. Mas emprego deve crescer apenas 3,9%Mesmo com a relativa recuperação da indústria e as expectativas otimistas para 2010, a tendência é que os empregos continuem aumentando num ritmo bem menor que a produção. É o que atesta, por exemplo, a própria Fiesp, a Federação da Indústria de São Paulo.

Em pesquisa realizada em 365 empresas do estado no final do ano passado, 63% delas declararam planejar aumentar a produção nesse primeiro semestre de 2010. Contudo, contraditoriamente, apenas 51% demonstraram interesse em contratar novos trabalhadores.

Esse índice se torna ainda mais contraditório ao se levar em conta que 81% das empresas paulistas esperam aumentar os investimentos nesse semestre. Caso isso se concretize, a capacidade produtiva pode aumentar em até 15%. O emprego, por outro lado, caso se confirmem as expectativas do empresariado, crescerá apenas 3,9%. Ou seja, mesmo as empresas que declararam abrir novas contratações em 2010, irão fazer isso numa proporção bem menor que o aumento da sua produção.

Post author
Publication Date