A empresa Keppel FELS Brasil desativou sua unidade localizada em Niterói (RJ), causando mais 70 demissões. Desde o segundo semestre de 2007, já foram mais de mil postos de trabalho fechados.

A alegação para as demissões é o alto custo do aluguel do terreno de 65 mil metros2, no bairro da Ponta da Areia, de propriedade da Marinha, na ordem de R$ 500 mil. No entanto, a Keppel é uma empresa altamente lucrativa. Há três anos comprou a SETAL em Niterói e em Angra dos Reis. No mês passado, o consórcio formado pela empresa venceu a licitação para construir a plataforma P-52. O consórcio deve receber 768 milhões de dólares pela obra.

Entre os demitidos estão todos os cipeiros e cinco membros da Oposição Conlutas que, neste momento, disputa a eleição para a direção do sindicato.

Mas o ataque aos trabalhadores não poupou ninguém. Nove diretores do sindicato, incluindo seu presidente, Mascarenhas, foram demitidos. Eles hoje são “vítimas” de sua própria omissão diante das demissões dos trabalhadores de base, promovidas pelos donos dos estaleiros, amigos da direção do sindicato. A atual diretoria nunca publicou uma só denúncia das demissões da Keppel, seja no jornal do sindicato ou da sua chapa. Agora, estão desmascarados como “defensores” da geração de emprego.

A Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) denuncia as demissões e a cara de pau da Keppels que em seu site anuncia sua política de Recursos Humanos: “desenvolvimento e valorização do funcionário”. Denunciamos também a omissão da diretoria do sindicato dos metalúrgicos de Niterói. Estamos solidários a todos os demitidos e desenvolvemos uma campanha de exigência pela reintegração de todos os demitidos.

Entre na campanha exigindo a reintegração dos demitidos:
E-mail: http://www.kfelsbrasil.com.br/contato.htm. Cópias para a Conlutas: [email protected]
Telefone: (21) 2613-8640
Telegramas: Keppel Fels S/A. Rua Barão de Jaceguai, s/nº – Ponta da Areia. Niterói – CEP: 24048-900

LEIA TAMBÉM

  • Justiça determina inscrição da chapa de oposição metalúrgica em Niterói (RJ)