Vamos ampliar a campanha para toda a cidadeA campanha “Nenhuma demissão. Estabilidade no emprego já”, iniciada pelo Sindicato e pela Conlutas, vai ganhando força. Continuam sendo realizadas assembléias nas fábricas, nas quais os trabalhadores estão reafirmando a reivindicação pela estabilidade no emprego e aprovando estado de mobilização permanente.

A palavra-de-ordem é: demitiu, parou. “Estamos nos preparando desde já, principalmente para a volta das férias coletivas de grande parte da categoria no início do ano”, explicou o diretor do Sindicato e integrante da Conlutas Regional, José Donizete de Almeida.

Ampliar a campanha
A partir de amanhã, a campanha também será ampliada para toda a cidade. Serão colocados outdoors em pontos estratégicos de São José e Jacareí. O primeiro será instalado amanhã (dia 10) na avenida dos Astronautas, próximo à Embraer.

O objetivo da ação é ampliar a campanha para além dos metalúrgicos. Afinal, outras categorias também serão afetadas e a população em geral também, caso iniciem demissões ou haja ataques dos patrões para reduzir direitos.

A exemplo das cartas enviadas ao presidente Lula e à direção da GM, o Sindicato também enviou pedido de reunião ao Ministério do Trabalho. “Estamos aguardando a resposta e esperamos uma reunião ainda este ano”, disse Donizete.

O Sindicato também já está articulando contatos com trabalhadores de outros países. Afinal, a crise é mundial e os ataques são generalizados, seja aqui no Brasil, nos EUA, na Europa ou na Ásia.

Uma das iniciativas é procurar trabalhadores da GM de outros países. “Quanto mais unidos, mais preparados estaremos para enfrentar os ataques dos patrões”, afirmou o diretor do Sindicato, Vivaldo Moreira.

LEIA TAMBÉM:

  • São José dos Campos: “Nosso lema é: demitiu, parou!”