Sem se submeter a assembléia, presidente do sindicato desmonta piquetes e declara greve encerradaApós longos dias de entrave para que a greve dos bancários não saísse em Roraima, finalmente uma assembléia deliberou pela greve, a partir do dia 06 de outubro. Feito isto, a categoria, com muita disposição de luta, saiu para realizar os piquetes e manifestações na capital, Boa Vista.

A vitória da categoria seria possível, dada a disposição de luta, principalmente nos bancos públicos. Agências que nunca aderiram ao movimento de luta pararam, o que mostra a revolta da base. Porém, um grande golpe de traição articulado pela presidente do Sindicato dos Bancários, Andréia Vasconcelos, derrubou toda a luta, entregando as reivindicações da categoria.

Na manhã do dia 11 de outubro, quando se realizava um amplo piquete em metade das 14 agências da capital, a presidente do Sindicato, sem nenhuma deliberação para tal, começou a fazer ligações para cada setor de piquete, dizendo para abortar as atividades e se dirigirem para a agência central do Banco do Brasil. Isto, em um claro desrespeito à decisão da assembléia do dia anterior que havia deliberado pelo piquete.

Com isso, o sindicato conseguiu desestruturar todo o movimento grevista e quando os piqueteiros estavam chegando a agência central do BB, Andréia Vasconcelos estava dando entrevistas aos meios de comunicação, afirmando que a greve tinha acabado e os bancos voltariam a funcionar normalmente no próximo dia.

Queremos aqui, repudiar esta traição, pois, se a presidente tivesse defendido o fim da greve nas instâncias do movimento, embora sendo prejudicial para a luta, seria possível acatar a decisão da maioria. Porém, não é possível aceitar o golpe que foi feito, em benefício dos banqueiros e especuladores deste país.

Portanto, é necessário dar um basta a CUT, que promove todo este tipo de jogo sujo, e construir um sindicato e uma entidade nacional que seja independente e tenha comprometimento com sua categoria e com a luta. Por isto, chamamos os companheiros do Estado de Roraima a virem construir a Conlutas.