Uma marcha tomou o centro de Porto Alegre na manhã desta terça-feira (13/01). Uma marcha em solidariedade ao povo palestino. Uma marcha de protesto contra o maior massacre promovido pelo estado de Israel nos últimos 40 anos.

Organizada pelo Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino, a manifestação contou com a participação de centrais sindicais como a Conlutas, Intersindical e CUT, movimentos sociais, representantes de comunidades árabes do Estado, militantes de partidos e independentes. Nos corações e vozes de todos, os fatos: quase mil mortos em 17 dias de ataques à Faixa de Gaza. Destes, pelo menos 275 são crianças. “Viva a luta do povo palestino!” foi o que se ouviu das centenas de pessoas, um coro de solidariedade e protesto.

Entre os manifestantes, duas amigas palestinas se emocionavam com o ato. Trabalhadoras da área de educação, na Cisjordânia, chegaram ao Brasil poucos dias depois de deflagrada a guerra. Em sua experiência de vida na região não há muito espaço para esperança de dias melhores: “mesmo quando não há uma guerra propriamente dita, a violência permanece e as mortes de inocentes palestinos continuam”. No entanto, levam a sua amizade como exemplo de que a questão central do conflito não é religiosa: uma é cristã e outra muçulmana.

Confira, abaixo, as reivindicações do Comitê de Solidariedade:
• Fim imediato dos ataques e agressões ao povo palestino!
• Retirada incondicional das tropas israelenses e levantamento do cerco a Gaza!
• Abertura das passagens para ajuda humanitária!
• Fim da ocupação militar do território palestino!
• Por um estado Palestino livre, laico, soberano e viável!