Cerca de 60 pessoas participaram do debate “A reforma da Previdência, os limites do governo Lula e os rumos da esquerda no Brasil”, no sábado, dia 2, no DCE da UFF, em Niterói (RJ). Promovido pelo PSTU e pela corrente Reage PT, o debate reuniu Cyro Garcia (Presidente do PSTU-RJ), Claúdio Gurgel (Reage PT), Roberto Simões (Organização Marxista Proletária) e Maria Cristina Miranda (Andes-SN).

Cristina saudou a realização do debate e destacou a importância da greve do funcionalismo. Ela lembrou a análise do Congresso do Andes, expressa na Carta de Teresina: “O que surpreende é que hoje se pretenda, como ontem, com Collor e FHC, fazer do funcionalismo público o responsável pela crise”.

Claúdio Gurgel, do Reage PT, corrente que surgiu como um movimento contra a direitização do PT e avaliou o impacto das reformas entre os militantes. “Estamos vivendo um momento de grande perplexidade, típico de grandes mudanças e rupturas”, afirmou.

Gurgel, que faz parte do Diretório Estadual do PT, lembrou graves atentados à democracia interna, desde a intervenção do Diretório Nacional no estado, retirando a candidatura de Wladimir Palmeira e permitindo o acordo com Garotinho. Gurgel avaliou que o partido não está mais em disputa. “Nosso limite já chegou”, disse.
Cyro Garcia apontou a necessidade de construção de um Movimento por um Novo Partido: “Um partido revolucionário, socialista e que não exclua nenhum dos lutadores”. A plenária debruçou-se sobre como seria este movimento e o partido. Cyro reforçou a importância da síntese em torno a um programa. Gurgel defendeu a atualidade do centralismo democrático.

Em seu encerramento, Gurgel destacou a postura do PSTU ao propor um novo partido: “Se é fato que a esquerda precisa deixar de lado o sectarismo, o PSTU está dando um exemplo de grandeza. O PSTU é um partido nacional, com inserção em vários setores, e poderia simplesmente adotar uma postura de esperar que todos venham até ele, mas, ao contrário, está apostando em algo maior, algo novo.”

Ao final, todos reiteraram a importância de uma discussão mais ampla e convocaram os presentes para o debate no próximo dia 14 na cidade do Rio de Janeiro (ver quadro abaixo).

DEBATE: “O GOVERNO LULA E A NECESSIDADE DE UM NOVO PARTIDO DE ESQUERDA”
Dia 14/08, 19h, na UERJ

COM
JOSÉ DOMINGUES
1º. Vice-Presidente Nacional do ANDES-SN;

CLÁUDIO GURGEL
Membro do Diretório Regional do PT/RJ e Coordenador do Reage PT

ZÉ MARIA
Presidente do PSTU e membro da Executiva Nacional da CUT

ROBERTO SIMÕES
Diretor do SEPE/RJ e Coordenador da OMP

Post author Heitor Fernandes,
de Niterói (RJ)
Publication Date