Cerca de 150 trabalhadores rurais estiveram em greve, por três dias, em Campo Florido, interior de Minas Gerais. São empregados de uma das usinas da região que trabalham no cultivo de cana-de-açúcar. A greve foi deflagrada por conta do descumprimento de regras de segurança do trabalho e, principalmente, por irregularidades no pagamento dos trabalhadores.

Após três dias de greve, os trabalhadores obtiveram importantes vitórias. Foi conquistada a garantia de pagamento de piso salarial de R$ 690,00, um dos maiores do setor na região, e, ainda, a imediata correção dos problemas com transporte e EPIs. Foi também garantido o pagamento integral dos salários dos dias parados e a estabilidade dos grevistas até a próxima negociação coletiva, que ocorrerá entre os meses de abril e maio do corrente ano.

Ao final foi formada uma comissão de trabalhadores a partir da qual o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Florido, entidade comprometida com a construção da Conlutas, investirá na formação política da categoria, objetivando ganhar os melhores ativistas para a vanguarda da luta política e econômica dos trabalhadores.

Das negociações participou além do próprio Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Conlutas Regional Triângulo Mineiro, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e uma comissão de trabalhadores eleita democraticamente na base.