Nesta quinta-feira, 11 de dezembro, milhares de trabalhadores marcharão sobre Maracay, na Venezuela, exigindo justiça para os trabalhadores Richard Gallardo, Luis Hernández e Carlos Requena, brutalmente assassinados em Aragua recentemente.

O protesto foi convocado pela federação sindical regional da Unete/Aragua. O evento está também sendo organizado pela corrente sindical C-Cura, da qual eram membros os trabalhadores assassinados.

Participarão da marcha os coordenadores nacionais da União Nacional dos Trabalhadores (UNT) e suas federações regionais, bem como às federações sindicais petroleiras, de empregados públicos, químico-farmacêuticos, bebidas e alimentos, petroquímicos e indústrias básicas.

Os manifestantes pretendem se concentrar no início da tarde na Avenida Bolívar com Ayacucho, de onde caminharão até a Praça Bolívar na antiga sede do governo de Maracay.

Os trabalhadores foram assassinados na noite de 27 de novembro quando se encontravam em La Encrucijada de Cagua, uma zona industrial de Aragua. Os executores do crime abordaram os três dirigentes numa motocicleta no momento em que saíram de uma reunião. Richard Gallardo, Luis Hernández e Carlos Requena, estavam na região para apoiar uma mobilização dos trabalhadores da indústria de laticínios Alpina, de proprietários colombianos.

O crime provocou uma onda de indignação e protestos em todo país. Diversas declarações de repúdio, exigindo a imediata apuração do crime e a punição dos responsáveis, partem de dezenas de sindicatos, partidos e outras organizações dos trabalhadores latino-americanos.

Operários da Sidor, nacionalizada neste ano após uma forte greve, lançaram nota onde afirmam que os sindicalistas “ficaram gravados na história para sempre. Foram conseqüentes e valentes no apoio a todas nossas lutas e muito especialmente participaram ativamente na luta contra a transnacional Terniun e pela Nacionalização da Sidor”.