A Coordenação Nacional dos Trabalhadores (Conlutas) realizou ato público contra o aumento do preço de alimentos, em frente à Braskem, alusivo ao Dia do Trabalhador, na última quarta-feira, dia 30 de maio.

Os manifestantes protestaram contra o aumento dos preços dos alimentos. A Conlutas destaca que a crise no país é causada pela especulação em torno da produção de alimentos, na qual as grandes empresas detêm o monopólio da agricultura e da pecuária no mundo. “A classe trabalhadora é obrigada a pagar os altos preços, sendo mais explorada com o aumento da jornada de trabalho para poder comprar mais alimento”.

A Coordenação denuncia que o feijão aumentou 207% em um ano, a batata 52% , o leite 25%, a carne 22%, o óleo de soja 21%, trigo 130% e o milho em 100% e, recentemente, o arroz em 50%. “Todos esses aumentos representam uma inflação de 17,9% no preço da cesta básica, e o presidente Lula só aumentou o salário mínimo em apenas 9%, o que significa que a classe trabalhadora continua no prejuízo”, disse nota distribuída pelos sindicalistas.

No ato público, o coordenador Geral do Sindjus, Moraes Junior, fez um alerta ao projeto de lei 1.987/07 que tramita no Congresso, o qual revoga os artigos da CLT. Moraes destacou que o principal objetivo da proposta é que o negociado prevaleça sobre o legislado. O sindicalista destacou a importância dos trabalhadores refletirem o 1º de maio, ressaltando a classe a resistência, a unificação da luta e a mobilização para que os direitos sejam cumpridos. “A unidade de todos os trabalhadores na luta contra o governo neoliberal”.

Um dos focos da manifestação também foi a luta pela redução da jornada de trabalho. O Sindjus reivindica uma jornada de 30 horas semanais, o que representa mais saúde para os trabalhadores, mais posto de trabalho e mais tempo livre.

No protesto, o Sindipetro cobrou o cumprimento da Lei 10101/200 sobre participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados (PLR) à direção da Braskem. Estiveram presentes na manifestação representantes do Sintsep, do Sindjus, da CPT, do Sindipetro e do Conlute.

No mesmo dia, o Sindjus também participou do protesto dos motoristas da Fundação Nacional de Saúde – Funasa – pelo pagamento de diárias atrasadas.

Já na quinta-feira, dia 1º de maio, a manifestação foi na cidade Maragogi, com os servidores municipais, contando as apresentações do teatro popular Sol Nascente e da Banda Cores do Mar.