Ato em João Pessoa
Marcelino Rodrigues

Com a presença de sindicalistas da Conlutas que se deslocaram de Pernambuco, convidados da Consulta Popular, do PSOL, docentes e estudantes da UFPB e de ativistas de João Pessoa (PB), cerca de 45 pessoas participaram do ato comemorativo pelos 15 anos do PSTU, realizado na noite de 20 de agosto, no auditório do Sindicato dos Técnico-Administrativos da UFPB (SINTESPB). Após uma breve apresentação pela companheira Janaína, da Juventude do PSTU e dirigente local, os presentes assistiram ao documentário Meu Partido é Assim, sobre a fundação, lutas e trajetória de nossa organização.

Em seguida, Guilherme Fonseca, da direção nacional do partido, expôs os desafios da conjuntura atual apresentados para o PSTU e para os demais lutadores. A postura do governo Lula tem sido de desviar bilhões para salvar empresários falidos e de defender Sarney, envolvido em escândalos do Senado. Tudo isso se alia ao descaso com a saúde no caso da gripe suína.

São preocupações que precisam ser respondidas com muita luta e unidade entre os trabalhadores e socialistas. Guilherme defendeu, também, a atualidade do socialismo como única saída para os graves problemas aprofundados por essa gigantesca crise econômica capitalista.

Logo após, a companheira Sonara, da Juventude do PSTU e representante da Anel, fez um relato do esforço que o partido tem feito para contribuir com a organização da juventude através das diversas lutas nos últimos meses, como a ocupação de várias reitorias em defesa da educação pública e de qualidade e com a criação da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel).

Na sequência, foi feita uma saudação pela representante da Consulta Popular, que destacou as várias lutas em que estamos juntos, como a jornada de lutas, que culminou com o ato unificado do dia 14 de agosto e as várias campanhas, como a defesa do petróleo e das nossas riquezas naturais.

Falou ainda o representante do PSOL, destacando, emocionado, a sua presença na fundação do PSTU, apresentada no vídeo documentário e concluindo que, mesmo estando atualmente numa organização diferente, encontra-se no campo socialista e tem orgulho de ter feito parte dessa história. Ele disse que estará junto na luta para que essa crise capitalista não seja descontada nas costas dos trabalhadores.

Para finalizar, vários depoimentos emocionados e sinceros de militantes e simpatizantes que acompanham a trajetória, construção e lutas do PSTU em João Pessoa e na Paraíba foi o ponto marcante da atividade em que arrancaram aplausos e emoções dos presentes. Teve ainda a participação do cantor popular Wilson, concluindo a atividade. Em seguida, foi servido um lanche para os presentes.