“Temos muito o que comemorar. Não é qualquer coisa conseguir levar às ruas, fábricas e universidades um jornal independente por 15 anos”. Assim Vera Lúcia, presidente do PSTU em Sergipe, abriu a noite de festa. Sindicalistas, estudantes, ativistas do movimento de moradia e militantes do partido aproveitaram a noite de sexta-feira, 1, para conhecer e relembrar a trajetória do jornal que estampou as páginas mais importantes da classe trabalhadora nos últimos anos. Militantes do PCB e um assessor da deputada estadual Ana Lúcia (PT) estiveram presentes na atividade e fizeram saudações na abertura.

O ato político fez parte do costumeiro “Papo Gelado”. “Já faz três anos que realizamos atividades na sexta-feira à noite. É uma boa oportunidade de discutir política e de confraternizar com os nossos companheiros e companheiras”, frisou Vera. O salão decorado com edições antigas do Opinião chamou atenção. “Nossa, adorei a capa da retrospectiva 2008. Lembro que essa edição me ajudou bastante a entender a crise econômica que acabava de estourar”, afirma Bruna Sá, militante do partido.

Jornal estadual – A noite também foi marcada pelo anúncio da criação de um jornal do PSTU Sergipe. “A idéia é fazer uma espécie de encarte do Opinião Socialista. Esse jornal servirá para fazer uma ponte da política nacional do partido com as questões específicas dos trabalhadores sergipanos. Os ativistas que conosco militam demonstram a necessidade de discutir temas locais. Queremos cumprir essa tarefa”, explica Vera Lúcia.

O jornal sergipano será lançado junto com a próxima edição do Opinião Socialista, que começa a circular no dia 14 de julho. “Ainda não temos um nome para o nosso jornal. Estamos abertos a sugestões. Mas, independente disso, fazemos questão de ter um veículo, de caráter popular, para conversar com a população de Sergipe sobre os nossos problemas, e mostrar que esses são reflexos de assuntos que afetam todo o país”, disse a presidente estadual.

Também está em construção o portal do PSTU-SE – www.pstuse.org.br. “Tanto o jornal como o site local são resoluções da nossa última conferência regional. A imprensa operária precisa ser encarada como uma prioridade de um partido revolucionário. A burguesia controla os grandes veículos de comunicação, os trabalhadores precisam construir os seus”, conclui Vera Lúcia.

No próximo semestre será realizado um curso e um seminário para a militância sobre a importância do jornal e da imprensa operária. Os 15 anos do jornal Opinião Socialista serão comemorados durante todo o ano na Regional Aracaju.