Durante toda a semana, os candidatos do PSTU de Aracaju (SE) estiveram nas ruas para disputar a consciência dos trabalhadores. Na terça-feira, 9, logo pela manhã, Vera Lúcia, candidata a prefeita, e Toeta, candidato a vereador, entregaram seu material de campanha no Pólo da Petrobrás na cidade de Carmopólis.

À tarde, estavam em Aracaju, panfleteando no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), no qual os doentes agonizam com a superlotação e a precariedade do material hospitalar por conta do abandono pelo governo do PT. Os trabalhadores do Hospital também sofrem com os baixos salários, excesso de carga-horária e perseguição política.

Na quarta-feira, 10, eles estiveram na porta da Previdência Social e na quinta, 11, a panfletagem foi nos colégios públicos Atheneu e Dom Luciano. No sábado, Vera participou de entrevista no programa de rádio “A voz do servidor”.

Petróleo
A sede do PSTU ficou pequena para acomodar os ativistas e apoiadores de campanha que participaram na última sexta-feira, 12, de uma palestra sobre o pré-sal. Tema ministrado pelo candidato a vice-prefeito, Dalton (PSTU). Na ocasião, ele fez um convite aos ativistas para que seja composto um grupo de estudos e trabalho sobre o petróleo. “É preciso que formemos esse grupo para enfrentar a política entreguista o governo Lula”, defendeu o militante.

Dalton é geólogo da Petrobras, dirigente do Sindipetro e estuda o tema a fundo há seis anos. Ele apresentou dados da Association for the Study of Peak of Oil & Gás (ASPO), grupo de respaldo que estuda as reservas de combustíveis fósseis de todo o mundo. De acordo com esses dados, a humanidade já está consumindo a segunda metade da reserva de petróleo do planeta.

O candidato vereador e petroleiro, Toeta, analisa o desencontro entre as estatísticas e a política de Lula para o petróleo. “Ao mesmo tempo em que os dados mostram o aumento da crise do petróleo no mundo, o governo Lula passa a imagem de abundância, anunciando a auto-suficiência do País e dizendo que passaremos a ser exportadores. Lula segue leiloando as nossas reservas, apesar do fim próximo do petróleo”, destaca.

Grande bingo popular
No domingo, 14, moradores do Conjunto Santa Tereza realizaram um grande bingo popular. Uma rua do conjunto foi fechada para a realização do evento. O bingo foi organizado pelo Comitê Vera Prefeita e Toeta Vereador. O comitê do bairro foi impulsionado pelo petroleiro Milton Melo e reúne dezenas de trabalhadores e jovens.

Os candidatos Socialistas foram recebidos com fogos de artifícios e realizaram intervenções apresentando as propostas da Frente de Esquerda. Todos os prêmios sorteados no bingo foram doações de trabalhadores, em sua maioria de petroleiros, categoria do candidato a vereador do PSTU, Toeta e do candidato a vice-prefeito Dalton.

A festa começou a tarde e seguiu noite a dentro com apresentações de bandas de forró e arrocha.