A pouco menos de 30 dias das eleições, é muito importante disputar a consciência dos trabalhadores e convencê-los a votar em Zé Maria para presidente. O voto em Zé Maria significa a afirmação de um projeto socialista dos trabalhadores, contra os patrões e a manutenção do neoliberalismo, defendido pelo PT e o PSDB.
Devemos também discutir com os trabalhadores a importância de votar em candidatos a deputado federal e estadual comprometidos com a luta. A eleição de deputados e senadores que representem os trabalhadores será muito importante como ponto de apoio para as lutas operárias.

A grande maioria do povo repudia o Congresso Nacional, os principais partidos e os “políticos” do país. Mas o Congresso não é apenas palco de propinas e compra de votos, também é a instituição que faz as leis do país, onde se realizam as grandes negociatas, por meio de lobbies entre parlamentares, grandes bancos, empreiteiras, latifundiários, donos de escolas privadas, donos de emissoras de TV e de jornais, etc.

Esses lobbies financiam as campanhas eleitorais. Em troca, os deputados votam leis contra os trabalhadores e a favor desses senhores. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a aprovação da reforma da Previdência de FHC e Lula em beneficio dos patrões. Agora, já se fala em uma nova reforma, que vai aumentar a idade mínima para que os trabalhadores possam se aposentar.

Para garantir a dominação, a democracia burguesa cria a falsa ideia de que o povo decide tudo com o voto, de que basta “eleger outro” para resolver. É o que ouvimos de quase todos os partidos e candidatos nestas eleições.
O problema é que, com as regras da democracia dos ricos, um novo Congresso será eleito com os mesmos picaretas. Além disso, com o financiamento dos empresários, a maioria do “novo” Congresso será de deputados que continuarão fazendo leis contra o povo.

Para o PSTU, as eleições sevem para divulgar a luta dos trabalhadores. Lançamos candidatos com o objetivo de fortalecer a luta direta das massas e denunciar a democracia dos ricos e os ataques aos direitos trabalhistas. Nossos candidatos são militantes com um histórico de lutas. Suas campanhas estão a serviço da luta contra os ataques aos direitos dos trabalhadores.

As mudanças de que o povo brasileiro necessita não virão pelas eleições, mas com a luta do povo. Por isso, o PSTU não entra no vale-tudo eleitoral, como outros partidos que participam das eleições com o objetivo único de eleger seus candidatos.
Mas acreditamos que é muito importante votar e eleger deputados socialistas. Em primeiro lugar, votar em nossos candidatos significa fortalecer uma estratégia socialista para a transformação da sociedade. A eleição de deputados do PSTU fortaleceria, portanto, uma alternativa de esquerda revolucionária.

Em segundo lugar, a eleição de um deputado revolucionário representa um importante ponto de apoio para a luta dos trabalhadores. Nosso parlamentar vai usar a tribuna para denunciar as falcatruas do regime e divulgar as lutas operárias, greves e ocupações de terra. Seu mandato estará à disposição dessas lutas. Isso significa que o gabinete do deputado do PSTU será o latifúndio ocupado por sem-terra e o centro de apoio a greves, lutas e mobilizações contra o imperialismo e o FMI.

Ocupando a tribuna do Congresso, as denúncias podem ser divulgadas para milhões, ajudando na mobilização e rompendo o enorme bloqueio imposto pela grande imprensa às lutas operárias.

Os deputados do PSTU não terão os privilégios de todos os outros parlamentares. Eles deputados ganharão o mesmo salário que recebiam antes de ser eleitos. Assim, viverão nas mesmas condições sociais de antes.

O voto nos grandes partidos significa o fortalecimento da corrupção e dos ataques aos trabalhadores. Para a classe trabalhadora, o verdadeiro voto útil é aquele que indica o repúdio ao projeto de tucanos e petistas. É o voto que fortalece a construção de uma alternativa para os trabalhadores contra os patrões e os corruptos. O voto útil para a luta dos trabalhadores é o voto em Zé Maria e nos candidatos do PSTU.

Post author
Publication Date