Luciana Candido

Título: MINHA VIDA
ISBN: 9788599156919
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23
Páginas: 692
Ano de Edição: 2017
Edição: Leon Trotsky
Tradutor: Rafael Padial
Onde comprar?

Luciana Candido, da redação

A editora Sundermann, em comemoração ao centenário da Revolução Russa, acaba de lançar o livro Minha Vida, de Leon Trotsky. Escrito em 1929, quando Trotsky encontrava-se em seu exílio nas ilhas Prinkipo, na Turquia, não se trata apenas uma autobiografia. É verdade que a obra surgiu também da necessidade de Trotsky de defender a si próprio e de combater a burocracia soviética. Porém, partindo de sua infância e passando pelos períodos revolucionários da Rússia desde os primeiros anos do século 20, Trotsky conduz o leitor a compreender política e socialmente o que era a Rússia e em que circunstâncias se deu o processo revolucionário.

A edição também traz textos extras, como o “Posfácio à edição abreviada de Minha Vida”, de dezembro de 1933, o “Prefácio à edição norueguesa”, de 1935, publicado pela primeira vez em língua portuguesa, o Testamento de Trotsky e Como aconteceu, de Natália Sedova, em que ela relata os últimos momentos de vida de Trotsky e como ocorreu o atentado que lhe tirou a vida.

Minha Vida também é especial por ser a centésima publicação da Sundermann, editora que publica a maior parte das obras do revolucionário russo no Brasil. Essa escolha editorial se dá porque a obra de Trotsky mantém vivas as lições de 1917. É nela que encontramos a verdadeira história da Revolução Russa, de Lenin e dos bolcheviques contrapostas à falsificação stalinista. Uma compreensão global da contrarrevolução stalinista permite entender que a versão capitalista de que o socialismo morreu é uma grande mentira.

Mais do que comemorar
O centenário da revolução não é só a celebração de um episódio distante no passado. É uma oportunidade privilegiada de reestabelecer a verdade histórica e provar a atualidade de Outubro. Para isso, nada mais coerente que reeditar as obras de Leon Trotsky: ele foi a personagem mais importante, depois de Lenin, na tomada do poder na Rússia. De seus 60 anos vividos, mais de 40 foram dedicados ao marxismo e à causa comunista.

Em 1935, no prefácio à edição norueguesa, Trotsky dizia que “o desenvolvimento futuro da URSS é impossível sem libertar a base socialista da sociedade de sua superestrutura burguesa-burocrática e bonapartista”. Ele sabia que estava diante do maior aparato contrarrevolucionário da história. Os antigos líderes de Outubro que se opuseram à burocracia foram assassinados um a um. Em 1940, Stalin conseguiu, por fim, eliminar seu último e maior opositor, o último testemunho vivo da verdadeira Revolução de Outubro.

Hoje, cem anos depois, a História mostra a justeza da obra de Trotsky. Ele dizia que a tarefa mais importante de sua vida não fora a direção da tomada do poder, sequer o comando do Exército Vermelho. Para ele, sua maior tarefa era a construção da IV Internacional. A despeito da perseguição e da degeneração do Estado operário, Trotsky, a poucos instantes de morrer, demonstrou que nunca entendeu a contrarrevolução como o fim da revolução mundial: “Minha fé no futuro comunista da humanidade não é menos ardente. Pelo contrário, é maior hoje do que em minha juventude.”

Esta é a maior tarefa dos revolucionários hoje, não num futuro distante: continuar o legado de Trotsky e Lenin, travando uma batalha de morte pela reconstrução da IV Internacional. “Que os senhores céticos zombem e insultem! A história não foi feita para eles”, escreveu Trotsky em 1933.

É com esse espírito que a editora Sundermann busca manter viva a obra de Trotsky, o testemunho da verdadeira Revolução de Outubro e os ensinamentos para a construção da sociedade socialista que está por vir.

Ainda este ano, serão reeditadas, também de Leon Trotsky, História da Revolução Russa, A Revolução Traída e Programa de Transição. Como parte do projeto, também estão em andamento A Revolução Traída em árabe e uma versão da História da Revolução Russa em quadrinhos.

Para comprar: http://loja.tray.com.br/loja/produto-46909-1508-minha_vida
Saiba mais no facebook da editora: https://www.facebook.com/sundermanneditora/