Capa do livro
Reprodução

Neste sábado, 19, às 19h, durante o Encontro de Mulheres da Conlutas, a editora Sundermann fará o lançamento do livro Mulheres: o gênero nos une, a classe nos divide, de Cecília Toledo. A obra está em sua terceira edição.

Num estudo criterioso sobre a situação da mulher, Cecília oferece as bases para uma discussão acerca da opressão da mulher desde as sociedades primitivas até os dias de hoje. Porém ela não faz isso sem diferenciar mulheres trabalhadoras, que são exploradas, de mulheres ricas, que exploram. Certamente, para as primeiras, a opressão é mais intensa.

Claudia Mazzei Nogueira, na apresentação do livro, destaca que a autora “abre uma discussão que é importante”. E ressalta que “apesar de tudo que é comum e próprio do gênero feminino, o sistema capitalista, alicerçado na divisão de classe, favorece a relação de exploração de classe entre a mulher burguesa e a mulher operária e trabalhadora”.

A autora fará uma seção de autógrafos. Cecília Toledo é jornalista, militante do PSTU e escreve para a revista Marxismo Vivo. Há annos, Cecília dedica-se a estudar e a militar sobre as causas das mulheres, sempre a partir de uma ótica socialista.

Durante o lançamento, o livro será vendido com desconto especial, por apenas R$ 15. O evento acontece durante o I Encontro Nacional de Mulheres da Conlutas, no Clube de Regatas Tietê, que fica na avenida Santos Dumond, 843, em São Paulo.