O livro `Os governos de Frente Popular na História` é composto por duas importantes obras escritas por Nahuel Moreno, trotskista argentino, dirigente e fundador da Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional, falecido em 1987.
Sob os títulos O governo Mitterrand, suas perspectivas e nossa política e A traição da OCI (u), os dois trabalhos deste livro foram escritos em 1981 e 1982, respectivamente, como parte de uma profunda polêmica em torno da política da organização francesa Organização Comunista Internacionalista – Unificada (OCI–u) perante o governo de Frente Popular de François Mitterrand.

Moreno, além de realizar uma análise marxista e apontar uma política revolucionária perante o governo de Mitterrand, faz uma sistematização da produção marxista, leninista e trotskista acerca das Frentes Populares.

Do Governo Provisório russo, passando pelos governos da França e da Espanha na década de 30, pelos governos da social-democracia nos países nórdicos e na Inglaterra, por governos dessa natureza em países semicoloniais, como o de Allende no Chile, até Mitterrand na França, se verá que tais governos têm invariavelmente uma natureza burguesa e contra-revolucionária, ainda que respondam a diferentes circunstâncias e correlação de forças.

Este livro ganha enorme atualidade, quando governos de Frente Popular ou de colaboração de classes estão surgindo na América Latina e mais ainda no Brasil, com Lula. Além de ser de grande utilidade para a ação de todos os militantes e ativistas que queiram construir uma alternativa socialista e revolucionária contra o governo de Frente Popular e a burguesia, que possa superar o PT.

OS GOVERNOS DE FRENTE POPULAR NA HISTÓRIA
280 páginas, R$ 24
pedidos: [email protected]

Post author
Publication Date