Cerca de 60 pessoas, entre militantes e convidados, estiveram presentes, no dia 18 de junho, quinta-feira, no Sindicato da Construção Civil de Belém do Pará para o lançamento da edição n° 20 da revista Marxismo Vivo. Com o tema “O Imperialismo diante da crise econômica mundial”, traz em suas páginas um dossiê especial a respeito da atual crise econômica mundial. Na mesa, estava presente a professora Socorro Aguiar, membro da direção nacional do Andes-SN e militante do PSTU.

De acordo com Socorro, a revista Marxismo Vivo tenta fazer uma análise da conjuntura atual. Lançada há vários anos em sete países, a revista destaca-se por trazer para seus leitores temas políticos com a participação de estudiosos que travam debates importantes a respeito do sistema capitalista e de como o mesmo funciona, além de outros temas relacionados ao mesmo. Esta edição tem uma importância especial.

Primeiro, por conta do dossiê sobre a crise e seu conteúdo político que traça um paralelo da crise atual com a crise de 1929. Segundo, porque ela está sendo lançada no momento em que o PSTU comemora seus 15 anos de existência. Nos marcos desta comemoração, a revista ratifica o acerto do partido com esta publicação que nasceu para se colocar a serviço da defesa do marxismo.

Para Socorro, o fato de esta edição da Marxismo Vivo ser lançada no aniversário de fundação do PSTU e nesta conjuntura de crise tem um simbolismo especial. Primeiro, no campo teórico e, depois, em sua significância. Ela disse que “mais do que nunca é preciso construir o partido, esclarecer a classe trabalhadora que este sistema não nos dá saída”.

Muitas pessoas presentes se manifestaram, entre elas alguns trabalhadores da construção civil. Um deles, que atende pelo apelido de Leitão, falou: “o trabalhador não faz a crise, mas quem paga por ela é somente o trabalhador”.

O lançamento da edição n° 20 da Marxismo Vivo marca, em Belém, o início das comemorações pelos 15 anos do partido. Outras atividades em comemoração ao aniversário do PSTU estão programadas para as próximas semanas.