Confirmando o jogo sujo da barganha eleitoral, FHC cortou na própria carne, rifando o experiente privatista Hassan Gebrin – ex-diretor da Telebrás e há dois anos na presidência da ECT, indicado pelo próprio PSDB. Colocou em seu lugar o mega-empresário Humberto Motta, que sabe tudo na área de finanças, mineração, turismo e imóveis. Só não entende nada de Comunicação Postal. Nem precisa, basta saber gerar mais lucros às custas da exploração dos trabalhadores.

Coincidência ou não as tarifas postais aumentaram novamente. Enquanto a ECT fatura altos lucros a exploração só aumenta. Principalmente sobre nós, trabalhadores negros que somos maioria na categoria e sentimos mais a sobrecarga do trabalho pesado e os efeitos da crise, já que a maioria dos setores mais explorados da classe trabalhadora é negra e discriminada.

No ano passado a ECT teve uma receita total de R$ 4,7 bilhões e os donos das franquias faturam mais de R$ 400 milhões/ano, nós trabalhadores da ECT continuamos sem receber um só centavo na Participação nos Lucros que nos é devida desde abril de 99. Vamos conquistar a PL na marra.

Chega de enrolação. Não podemos deixar barato. Pois, para termos uma campanha salarial vitoriosa temos que construir a unificação das lutas dos trabalhadores dos Correios com bancários, petroleiros, metalúrgicos, telefônicos, eletricitários, entre outros que têm campanha salarial neste segundo semestre. É possível derrotar o governo FHC/FMI, construindo uma grande jornada de lutas unificadas, rumo a greve geral, em torno das reivindicações específicas e gerais, bem como na campanha contra a ALCA.

Para barrar as demissões e a privatização dos Correios e serviços públicos, será necessária uma grande jornada de lutas nas ruas, como fizeram os trabalhadores canadenses, uruguaios e franceses. Os trabalhadores argentinos estão em luta neste momento e nós devemos seguir no mesmo caminho.

Não podemos esquecer que em 99 FHC vetou o projeto de Adicional de Periculosidade aos carteiros, que garantiria 30% em nossos salários. Fez isso para sobrar mais dinheiro para o PROER e seguir pagando a dívida externa e encher os bolsos dos banqueiros nacionais e internacionais que financiam suas campanhas eleitorais. Daí explica-se a criação do Banco Postal, para entregar os lucros de mão beijada para o Bradesco.

Pelas mesmas razões, FHC também vetou o conhecido projeto “1.712” que garantiria a Aposentadoria Integral para milhares que deram suas vidas na ECT. Só com uma grande mobilização e luta poderemos derrubar esses vetos do FHC capacho do FMI, porque só a luta muda a vida dos trabalhadores.

Por ordem do governo FHC, desde 1995 a direção da ECT vem enrolando a categoria e negando a implantação do PCCS – Plano de Cargos, Carreiras e Salários – reivindicado pelos trabalhadores. Os servidores públicos federais e os profissionais da educação do Estado do Rio, arrancaram seus PCCSs na marra e mostram o caminho a ser seguido por nós.

Desde 1985 a ECT persegue com demissões os trabalhadores que lutam em defesa de seus direitos históricos e imediatos. Só as nossas ações diretas foram capazes de fazer valer as diversas leis de anistia. Quem faz a lei é a luta.

Reafirmamos que a candidatura HEITOR FERNANDES – DEPUTADO FEDERAL, está a serviços das lutas:

 CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS e DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

 EM DEFESA DAS REIVINDICAÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL 2002

 PELA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS DA ECT

 PELO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE AOS CARTEIROS

 PELA APOSENTADORIA INTEGRAL – LEI 1.712

 PELO PCCS DOS TRABALHADORES da ECT

 PELA REINTEGRAÇÃO DE TODOS OS DEMITIDOS