Josemilton Costa é Secretário-Geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e representa um dos diferentes setores que integram a campanha contra o ACE, apesar de estar na CUT. O Opinião Socialista conversou com o dirigente durante a reunião da CSP-Conlutas.Qual a importância de se organizar essa luta contra o ACE?
Josemilton Costa – É impedir que se comece uma reforma trabalhista. Porque o Acordo Coletivo Especial nada mais é que flexibilizar a CLT, e o que é pior, através de um sindicato que historicamente é de luta. Ou seja, não são os governos de plantão ou a patronal, e isso é preocupante. Então a importância desse debate é que a gente tem que organizar o conjunto dos trabalhadores para derrotar essa proposta de reforma trabalhista.

Como esse debate se dá no setor público?
Josemilton – É que, como nós temos uma luta do conjunto dos trabalhadores para a regulamentação da negociação coletiva, significa, automaticamente, que vai atingir diretamente nós, servidores públicos federais. Portanto, é importante que a gente derrote já no nascedouro essa proposta do Acordo Coletivo Especial.

Como essa discussão vem se dando no interior da CUT?
Josemilton – Nós da Condsef, e mais especialmente o grupo dos independentes, que é majoritário na Confederação, e o segmento “CUT Pode Mais”, somos minoria lá. Mas nós estamos fazendo o debate e chamando a responsabilidade à cúpula da CUT. Não é possível que a CUT apoie algo que vá na contramão da defesa dos trabalhadores. Portanto nós estamos fazendo esse debate junto com a “CUT Pode Mais” e vamos ver até onde a gente pode chegar com esse debate dentro da central.
Post author
Publication Date