No dia 16 de julho, na sede do Sindicato dos Bancários, foi realizada a reunião de fundação da Coordenação Nacional de Lutas do Amazonas (Conlutas-AM).
A reunião contou com a presença do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (Sifam), Sindicato dos Previdenciários do Amazonas (Sindsprev-AM), Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Amazonas (Sintect-AM), Regional Norte 1 do Andes-SN, Oposição Sindical Metalúrgica, Oposição dos Professores de Base do Sinteam, Movimento Sem-Teto de Luta (MSTL) e Conlute-AM. Após vários debates no Fórum Contra as Reformas, todos definiram fundar a Conlutas-AM.

Muitos dos sindicatos presentes já haviam aprovado em assembléias de base a desfiliação da CUT. Outros estão em processo de desligamento da central governista. Foi um dia histórico em que todos expuseram a necessidade de organizar os trabalhadores amazonenses em uma organização verdadeiramente democrática e combativa.

Um calendário local de atividades foi aprovado, e os GT’s de secretaria, finanças, movimentos populares e de educação foram instituídos com a presença de cada segmento. Agora é mãos à obra e muita luta para consolidar a Conlutas-AM.

Post author Antônio Coelho Jr,do Amazonas
Publication Date