Duque de Caxias: Uma alternativa revolucionária em meio à crise econômica e ao caos da pandemia

88

PSTU Duque de Caxias – Rio de Janeiro

Nosso partido apresenta Florinda Lombardi como pré-candidata à vereadora em Duque de Caxias, por sua longa trajetória de compromissos a serviço das lutas das trabalhadoras e trabalhadores de todo o país.

A cidade de Duque de Caxias, localizada na Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, não garante os serviços públicos mais básicos para população. Há bairros sem água encanada e esgoto; o transporte público é caro e com horários irregulares, linhas de ônibus controladas por verdadeiras máfias; os salários de servidores ativos e aposentados estão atrasados; terceirizadas e contratados são desligados sem nenhum direito; escolas e creches precárias; obras são realizadas sem levar em conta os interesses dos trabalhadores e da população pobre.

Para piorar, a situação da Saúde é agravada pela postura do prefeito Washington Reis (MDB) que, seguindo Bolsonaro, não adotou medidas efetivas de proteção à população nem garantiu o isolamento social com distribuição de cestas básicas e ajuda de custo. A cidade ocupa o 2º lugar no PIB (produto interno bruto) do estado do Rio e, contraditoriamente, ocupa também o 2º lugar em óbitos pela Covid-19. Uma Vergonha!

Lutadora de larga experiência, Florinda foi liderança da greve estadual dos profissionais da educação em 1979, e da greve municipal de 1980, em Duque de Caxias, período em que enfrentavam os prefeitos interventores, impostos pela Ditadura Militar. Representou o SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) no Comitê Pela Anistia, e na Campanha Pelas Diretas já, em Duque de Caxias.

Presidiu o SEPE-Duque de Caxias e o SEPE-RJ, onde se marcou pela defesa da escola pública de qualidade e pelo apoio a todas as lutas dos trabalhadores e da juventude, em geral. Em 1999/2000 foi vereadora no Rio de Janeiro, participando de todas as lutas municipais, estaduais e nacionais de interesse dos trabalhadores, como a longa greve dos agentes da Saúde/FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), carinhosamente chamados “mata-mosquitos”.

Florinda destacou-se também na luta contra a demolição do hospital público IASERJ (Instituto de Assistência dos Servidores do Estado), promovida pelo então governador Sérgio Cabral (MDB), hoje presidiário. Em 2017, ajudou a construir a Greve Geral e, junto com a peãozada da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), protestou contra a reforma trabalhista. E já convoca a resistência contra a reforma administrativa, mais um duro golpe contra nossos direitos!

Em todas as campanhas, Florinda defende a importância de continuar lutando por direitos, mesmo nesse sistema capitalista, alertando, porém, que isso só não basta. Afirma que é necessário e urgente a construção de uma sociedade sem banqueiros e grandes empresários, controlada por Conselhos Populares e resultante de uma Revolução dos de baixo contra os de cima. Uma sociedade, verdadeiramente, Socialista!

A campanha de Florinda vereadora será também parte da luta nacional para botar para fora o governo autoritário, privatista e preconceituoso de Bolsonaro e Mourão, bem como de Wilson Witzel (PSC) e Washington Reis.

Florinda vereadora denunciará e combaterá o balcão de negócios que sempre foi a Câmara dos Vereadores e a Prefeitura de Duque de Caxias, que estão a serviço daqueles ricos e poderosos que sempre financiam suas campanhas.

Para eles, o lucro está acima das vidas dos trabalhadores e das trabalhadoras! Vamos gritar um Basta!

Fora, Washington Reis!
Fora Bolsonaro e Mourão!
Por isso, convocamos a todas e a todos a construírem, com Florinda, essa luta!