Duda Mendonça depõe no Congresso
Walter Campanato / Ag. Brasil

Publicitário abriu uma conta nas Ilhas Bahamas, a pedido do PTAcaba de surgir mais um forte indício do envolvimento direto de Lula em todo o esquema de corrupção que toma conta de Brasília. O depoimento da sócia de Duda Mendonça, Zilmar Fernandes, à CPMI dos Correios contou com a inusitada presença do próprio publicitário. Ele foi responsável pelas campanhas eleitorais do PT, incluindo a do próprio Lula, e afirmou ter recebido dinheiro de Marcos Valério como pagamento pelos pacotes de marketing político oferecidos por sua agência ao PT e ao governo.

De acordo com Duda Mendonça, Delúbio Soares e Marcos Valério o aconselharam a abrir uma conta no exterior para receber o pagamento dos serviços, o que praticamente confessa que o dinheiro era fruto de corrupção. Após consulta com o BankBoston, o publicitário abriu uma conta nas Ilhas Bahamas, conhecido paraíso fiscal. Em 2003, ele recebeu de Delúbio e Valério cerca de R$ 10 milhões. A sócia de Duda Mendonça, Zilmar Fernandes, chegou a receber uma parcela do pagamento da agência SMPB, de Valério, via Banco Rural, mas a partir daí todos as demais parcelas foram efetuadas através da conta nas Bahamas. Zilmar afirmou que Valério era “emissário” do PT.

O publicitário confirmou ter consciência de que os recursos que recebia do PT eram provenientes de caixa 2, mas tentou se justificar afirmando “não ter escolha”. Duda Mendonça disse ainda que conheceu Valério no comitê de campanha do PT, em 2002. Logo após esse bombástico depoimento, Marcos Valério negou essa versão, afirmando que o próprio Duda Mendonça e sua sócia lhe orientaram a efetuar pagamento remetendo o dinheiro para o exterior.

No entanto, o que ninguém teve coragem de negar é que a campanha eleitoral de Lula foi ilegalmente paga através de caixa 2, com recursos oriundos de corrupção. Duda afirmou que ele e sua sócia guardaram todos os faxes que trocaram com a agência de Marcos Valério. Essa revelação está sendo, até agora, a prova mais clara e irrefutável do envolvimento de Lula com o esquema de caixa 2, desvio de verbas públicas e compra de deputados deflagrado com o escândalo do mensalão.