Carlos Daniel durante 2º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, em junho de 2015
Redação

 

O servidor Carlos Daniel Toni, ex-dirigente do Sindsef-SP (Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de São Paulo) foi exonerado do serviço público nessa quinta, 28. Em 2010, Carlos Daniel, então coordenador de fiscalização do Ibama, autuou e determinou a interdição do Porto de Santos, além de multa à empresa responsável por sua administração, a Codesp, por falta de licença ambiental.

Na época, a própria superintendente do Ibama-SP desatou um processo de perseguição aos servidores envolvidos na fiscalização. A mesma superintendente foi alvo de denúncia da Justiça Federal por tráfico de influência e, como represália, abriu diversos processos administrativos contra os servidores. Desde então, Carlos Daniel sofre sucessivas tentativas de intimidação e coação às suas atividades sindicais.

O Sindsef-SP está convocando um ato público, na próxima quarta-feira, 4 de maio, às 10h, em frente ao prédio do Ibama, situado na Alameda Tietê, 637 – Jardim Cerqueira César, para denunciar a perseguição política e exigir a imediata reintegração do ativista.

Leia abaixo a moção de repúdio contra a demissão de Carlos Daniel, envie mensagens contra essa medida arbitrária e divulgue esse absurdo:

 

Moção de repúdio pela demissão do servidor Carlos Daniel Gomes Toni

Não bastassem todos os ataques do governo contra o serviço e os servidores públicos, quando nos mobilizamos por nossos direitos e condições dignas de trabalho, nos deparamos também com perseguições e punições sistemáticas para tentar silenciar os que lutam, os que se rebelam!

Dentro desta lógica absurda e repulsiva de perseguição, a conclusão do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado contra o ex-Secretário Geral do Sindsef-SP e servidor do Ibama, Carlos Daniel Gomes Toni, resultou em sua demissão, quando o mesmo ainda estava de férias.

Questionamos veementemente esta punição e acreditamos se tratar da tentativa de coroação do forte processo de assédio moral enfrentado pelo dirigente sindical, que esteve à frente de importantes lutas travadas pelo sindicato, em defesa dos direitos dos servidores públicos federais.

O excessivo número de PAD’s que assola diferentes setores do serviço público indica que este procedimento está sendo cada vez mais usado como ferramenta para intimidar e assediar os ativistas sindicais. Aliás, esta tem sido a política do Governo Federal, que se recusa a negociar e tenta desmobilizar os trabalhadores.

Este meio utilizado pelo Governo Federal, de promover frequentemente aberturas de PAD’s tem como objetivo não só́ atacar os ativistas sindicais, mas impor um regime de medo aos servidores para silenciá-los em relação aos desmandos, desvios e à corrupção. Assédio moral e perseguição são armas utilizadas contra os que se rebelam não somente contra a política de sucateamento, mas também contra os crimes à administração pública.

Curiosamente, as punições atingem sempre os ativistas que estão em enfrentamentos nos seus locais de trabalho e que não se calam diante de evidências de irregularidades. Assim ocorreu com Carlos Daniel Gomes Toni. Em um curto espaço de tempo, este foi o oitavo processo administrativo contra o servidor, resultando agora em sua demissão.

Mas não calarão os que ousam lutar! Denunciaremos esta postura antissindical em todos os fóruns do movimento e usaremos de todos os instrumentos possíveis para tentar reverter esta situação.

Exigimos:

– Fim das perseguições, punições, processos criminais e administrativos contra os que lutam!
– Imediata reintegração do servidor Carlos Daniel Gomes Toni!
-Pelo mais amplo e irrestrito direito de organização, manifestação e expressão dos ativistas!

Enviar para:

Presidência da República
Dilma Vana Rousseff
Vice-Presidência da República
Michel Miguel Elias Temer Lulia
[email protected]

Ministra de Estado do Meio Ambiente
Izabella Mônica Vieira Teixeira
[email protected]

Coordenador Geral de Recursos Humanos do Ibama
Volney Zanardi
[email protected]

Superintendente do Ibama-SP
Murilo Rocha
[email protected]

Com cópia para:

Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de São Paulo
[email protected]

ASSINE o abaixo-assinado exigindo a imediata reintegração de Carlos Daniel