Na tarde do último sábado, 20 de setembro, Dirceu Travesso, candidato a vereador pelo PSTU e pela Frente de Esquerda em São Paulo, participou de uma palestra sobre os 70 anos da IV Internacional. Ele foi convidado a compor a mesa do evento. A palestra foi organizada pelo PSTU e ministrada por seu dirigente Nacional Eduardo Almeida.

Ele fez uma saudação ao evento. “Estamos vivendo um momento que vai ter trazer conseqüências bastante grandes”, disse. Sobre as eleições e sua campanha, falou que “para nós, as eleições são aquilo que a burguesia faz para enganar a nossa classe (…) estamos tentando travar o debate da nossa estratégia”.

“Não temos medo de dizer que nós defendemos uma revolução”, ressaltou, “a nossa classe se organiza para tomar em suas mãos a riqueza para toda a humanidade usufruir, estamos disputando a consciência para a possibilidade de fazer revolução”.

Ele também comentou a atual crise econômica, assunto que vem tomando conta de todos os debates na sociedade. “Essa crise atual demonstra que a humanidade necessita de uma organização internacional e socialista”.

Os participantes do evento levaram para casa um kit de campanha com santinhos e adesivos de Dirceu. A maioria dos presentes já usava o adesivo de Dirceu, indicando o apoio e o voto no candidato. À noite, um jantar para ajudar a financiar a sua campanha reuniu cerca de 150 pessoas, inclusive algumas que participaram da palestra.