A partir desta edição, o Opinião Socialista publica uma seção de dicas culturais. Envie suas sugestões para opiniã[email protected]DESMUNDO
Alain fresnot
Circuito nacional

DESMUNDO, quarto longa-metragem de Alain Fresnot, recria o romance homônimo de Ana Miranda, a consagrada autora de Boca do Inferno, e revela o Brasil em seus primeiros anos. Um país que nascia da ação do colonizador português, em conflito com índios e invasores franceses.

Para evitar que os colonizadores lusitanos só dispusessem de parceiras nativas, não-cristãs e gerassem filhos bastardos, a Coroa portuguesa enviou jovens órfãs ao Novo Mundo.

DESMUNDO acompanha a trajetória de uma menina que vira mulher, num país em processo de formação.


A BOMBA
Frank Harris
Conrad Editora

Maio de 1886, manifestantes operários confrontam-se com a polícia nas ruas de Chicago. Em meio ao tumulto, uma explosão mata algumas pessoas e fere muitas outras. Ninguém sabe quem atirou a bomba. No entanto as autoridades se apressam em acusar cinco líderes anarquistas. O polêmico julgamento e a condenação à morte dos acusados causam revoltas em todo o mundo. Trabalhadores vão às ruas em repúdio à injustiça norte-americana, e o 1º de maio é declarado o Dia dos Trabalhadores.

Vinte e três anos depois, Frank Harris, lança ‘A Bomba’ como uma confissão: seria ele o autor do atentado de 1886. São tantos os detalhes, tamanho o realismo, que para muitos, o livro não seria apenas ficção.
Post author
Publication Date