Para quem estiver em São Paulo neste sábado, 24 de outubro, aí vai uma ótima dica de cinema. Cine Clube do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) exibe duas excelentes produções de graça.

Às 14h, acontece a seção de Persepolis (França, 2007). A animação tem a direção de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi, autora dos quadrinhos autobiográficos que deram origem ao filme. Com 95 minutos de duração, recebeu o Premio do Júri no Festival de Cannes, teve uma indicação ao Oscar por melhor filme de animação e ganhou o Prêmio do Público de melhor filme estrangeiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Persepolis conta a história de uma garota iraniana que, aos oito anos de idade, acompanha a revolução de 1979 em seu país. Ela sonha em se tornar profeta, mas “rompe com Deus” ao ter de usar véu e sentir na pele a opressão. Desde então, ela se torna revolucionária e encontra um novo jeito de tentar mudar o mundo.

O Sopro do Coração (Alemanha, França e Itália, 1971) tem início às 19h30. Sob a direção de Louis Malle, causou polêmica ao contar a história do adolescente Laurent Chevalier, de 15 anos, que se apaixona pela própria mãe, Clara. Numa família rica, Laurent vive em conflito com o pai e com os irmãos. A história se passa em 1954.

O filme tem duração de 118 minutos. Recebeu uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Os filmes serão exibidos no Auditório Pedro Piva. O MuBE fica na rua Alemanha, 221, Jardim Europa, São Paulo, SP. Estão disponíveis 192 lugares e a entrada é franca.

FICHAS TÉCNICAS:

Persepolis
Título original: Persepolis (França, 2007)
Duração: 95min
Gênero: animação
Direção: Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
Roteiro: Vincent Paronnaud, baseado em livro de Marjane Satrapi
Montagem: Stéphane Roche
Produção: Xavier Rigault e Marc-Antoine Robert
Música: Olivier Bernet

  • Visite o site oficial do filme

    Assista ao trailer (em espanhol):

    O Sopro do Coração
    Título original: Le souffle au coeur (Alemanha / França / Itália, 1971)
    Duração: 118min
    Gênero: comédia dramática
    Direção: Louis Malle
    Roteiro: Louis Malle
    Montagem: Catherine Snopko, Suzanne Baron e Solange Leprince
    Produção: Vincent Malle e Claude Nedjar
    Música Original: Charlie Parker, Gaston Frèche e Henri Rénaud
    Fotografia: Ricardo Aronovich
    Elenco: Lea Massari (Clara Chevalier), Benoît Ferreux (Laurent Chevalier), Daniel Gélin (Charles Chevalier), Michael Lonsdale (Padre Henri), Ave Ninchi (Augusta), Gila von Weitershausen (Freda, a prostituta), Fabien Ferreux (Thomas, irmão de Laurent), Marc Winocourt (Marc, irmão de Laurent), Micheline Bona (Tia Claudine), Henri Poirier (Tio Leonce)

    Assista a um trecho do filme (legendas em inglês):