Manifestação no Jardim Paulista é organizada pela Conlutas e sindicatosA luta pela redução da jornada de trabalho, sem redução salarial e sem banco de horas, estará no centro da manifestação pelo Dia Internacional do Trabalhador, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Conlutas e outras entidades sindicais. O evento acontece neste sábado, dia 1º de Maio, a partir das 10h, na Praça Pedro Pinto da Cunha, em frente à Igreja São Judas Tadeu, no Jardim Paulista.

A redução da jornada para 36 horas sem redução de salários e sem banco de horas é uma bandeira histórica do Sindicato dos Metalúrgicos de São José. Uma das principais reivindicações da categoria neste 1º de Maio é que o presidente Lula assine um decreto instituindo a nova jornada, como forma de criar empregos no país e combater os crescentes casos de doenças ocupacionais causados pela sobrecarga de trabalho.

Embora o Sindicato e a Conlutas lutem pela jornada de 36 horas, as entidades também apoiam as mobilizações que têm ocorrido no país pela jornada de 40 horas. “Este será o primeiro passo rumo às 36 horas”, afirma o diretor do Sindicato e coordenador da Conlutas, Adilson dos Santos, o Índio.

A mobilização do Dia do Trabalhador em São José dos Campos será um ato classista, que defende as raízes do 1° de Maio, como um dia de protesto, em defesa das reivindicações dos trabalhadores. Além da redução da jornada, o ato também será uma manifestação contra a flexibilização de direitos, contra a criminalização dos movimentos sindical e popular, em defesa dos aposentados (pelo mesmo reajuste do salário mínimo aos aposentados e fim do Fator Previdenciário) e pela retirada das tropas do Haiti.

“Vamos realizar uma manifestação independente dos patrões e do governo, diferente dos shows despolitizados organizados por outras centrais sindicais, que sorteiam prêmios e não falam da realidade dos trabalhadores e nem da necessidade da mobilização para conquistar direitos”, conclui Adilson.

Também participarão do ato os sindicatos dos químicos, alimentação, correios, Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas), servidores municipais de Jacareí, oposição dos servidores municipais de São José dos Campos, oposição alternativa da Apeoesp, Ação Eco-Socialista, Movimento Mulheres em Luta e Must (Movimento Urbano dos Sem-Teto). Durante o evento, haverá apresentação de grupos culturais da região.