Ato ocorre na Assembleia Legislativa, às 18h, na Sala Tiradentes

Aproxima-se o dia 15 de outubro, data em que se renova o mandato da MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti) para a ocupação do Haiti. Há mais de 11 anos, desde o governo Lula, as tropas brasileiras e de outras nações estão no Haiti promovendo uma vergonhosa ocupação militar suprimindo a soberania do povo haitiano e violando seu direito à autodeterminação. Sob a desculpa de que o Haiti é uma ameaça à paz e à segurança hemisférica. Enquanto isso, as comunidades e organizações haitianas reclamam e lutam por sua dignidade e direitos.

Há mais de 11 anos temos escutado as desculpas para tentar justificar a supressão da soberania do povo haitiano e a violação de seu direito à autodeterminação. É hora de deixar de lado as mentiras e a auto-enganação e escutar a voz das comunidades e organizações haitianas que reclamam respeito por sua dignidade, seus direitos e a sua capacidade.

A MINUSTAH não é uma missão de paz nem uma missão humanitária. É uma força de ocupação terceirizada das Nações Unidas a serviço do imperialismo dos Estados Unidos, França e Canadá, que durante séculos buscam subjulgar o Haiti ao seu domínio

A MINUSTAH fracassou em todos os seus objetivos “humanitários” no país, ao contrário, favoreceu para a manipulação das eleições presidenciais de 2010/2011, o crescimento da violência, da fome, da miséria e da exploração dos trabalhadores e do povo haitiano, além de criminalizar as lideranças.

A MINUSTAH viola os Direitos Humanos, dentre eles o abuso sexual de mulheres, meninas, meninos e jovens. Foi a responsável pela introdução do cólera, que resultou em mais de 8.000 mortes e 700.000 pessoas infectadas. E a pior é a desculpa da “imunidade diplomática” por trás da qual as Nações Unidas e todos os governos e instituições se auto-outorgam a impunidade por seus crimes.

Exigimos do Conselho de Segurança da ONU, a retirada imediata das tropas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e que ponham fim a toda ocupação do país. Exigimos do governo de Dilma Rousseff a retirada imediata das tropas brasileiras do Haiti. Exigimos a formação de um Tribunal Internacional que identifique, julgue e puna os responsáveis pelos crimes cometidos neste país e as violações dos Direitos Humanos, assim como a criação de uma comissão de reparação das vítimas destes crimes e destas violações, com inventário dos danos causados, e a reparação através de indenizações ou compensações.

Todos temos o dever de defender aquele que foi o primeiro povo a se libertar da escravidão e defender os direitos humanos.

Por um Haiti livre e soberano!

Fora as tropas Minustah do Haiti Já!

Fim dos 100 anos da ocupação estrangeria do Haiti! Basta!

Deputado Giannazi do PSOL, PSTU, CSP-CONLUTAS-SP e Jubileu Sul