Sem ter para onde ir, as 8 mil pessoas que fazem parte da ocupação do “Pinheirinho”, localizado na Zona Sul de São José dos Campos (SP), estão se preparando para resistir a ordem de retirada das famílias.

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar de reintegração de posse do terreno ao megaespeculador Naji Nahas. A expulsão das famílias está marcada para esta terça-feira, a partir das 6 horas da manhã.

Das 8 mil pessoas, 1.600 são crianças, segundo cadastro da coordenação do movimento.

O terreno do Pinheirinho, com mais de 1 milhão de metros quadrados, estava abandonado há mais de 30 anos e segundo a prefeitura a empresa Selecta Comércio e Indústria S/A, que reivindica a propriedade, deve cerca de 5 milhões de IPTU.

Em reunião realizada entre o comando da Polícia Militar e representantes dos sem-teto e da Selecta, a PM informou que está preparando um forte aparato para retirar as famílias: polícia de choque de São Paulo, PM de São José, helicópteros e caminhões.

“Se a ação da polícia se concretizar, com certeza nós teremos um Natal Sangrento, pois as pessoas que estão aqui (no Pinheirinho) não tem para onde ir. Queremos saber de que lado ficarão as autoridades da cidade. Se do lado do megaespeculador ou das famílias pobres da região”, questionou o líder do movimento Valdir Martin o Marrom.

A ocupação do Pinheirinho ocorreu no dia 27 de fevereiro deste ano, após a expulsão violenta dos sem teto da ocupação em bairro no Campo dos Alemães. Nessa ocasião mulheres, crianças e trabalhadores foram agredidos na operação da guarda civil de São José.

Mais informações:
Antonio Donizete Ferreira, o Toninho (12) 9763-0143
Aristeu Neto (12) 9145-3971
Valdir Martins, o Marrom, (12) 9721-5101
Jocilene Chagas (12) 9709-0764 ou 3946-5310