Publicamos abaixo o depoimento de José Domingues Godoy Filho, vice-presidente do ANDES-SN e um dos signatários do manifesto.

“Tal construção, embora tenha que começar imediatamente, não pode ser atropelada por interesses meramente eleitorais”

`Foto“As opções assumidas pela Articulação, que tomou conta do PT – partido de sustentação do governo -, não representam mais as aspirações e a luta que os trabalhadores brasileiros travaram ao longo de sua história; muito menos abrem qualquer possibilidade para a construção de uma sociedade socialista. Assim, depois de um típico estelionato eleitoral, nos resta a necessidade de construir uma nova possibilidade para aqueles que não perderam seus sonhos e esperanças em uma sociedade socialista. Tal construção, embora tenha que começar imediatamente, não pode ser atropelada por interesses meramente eleitorais e sem garantir uma discussão ampla e aprofundada que possibilite a participação e o envolvimento das diferentes organizações e militantes.

Tal procedimento será necessário para que sejam definidas as relações entre os movimentos sociais e a construção de uma nova organização partidária, que respeite a autonomia e independência dos movimentos, não os utilizando como os atuais partidos de sustentação do governo o fazem. Os desafios serão enormes, mas não podemos nos furtar de enfrentá-los. O manifesto elaborado para a possível formatação de um partido de fato socialista, deve ser utilizado como um meio para aglutinarmos todos aqueles que acreditam em tal possibilidade e estão dispostos a dar suas contribuições para melhorá-lo, alterá-lo, discuti-lo com outros companheiros e utilizá-lo como catalisador do processo. Cada palavra, proposta ou modificação que for feita representará uma importante contribuição para esta urgente e necessária construção”.

Post author
Publication Date