Encontramos-nos na França, (Zé Batista e Cléber Rabelo, dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores da construção civil de Fortaleza\CE e Belém\PA e Cacau, da Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas) para representar nossa Central no V Congresso de Solidaires, organização sindical classista francesa.

Nesta terça-feira, 7 de junho, soma-se a nós o companheiro Dirceu Travesso, o Didi, que se encontra em outra atividade internacional, no Cairo, Egito.

O Congresso deve contar com 350 delegados, representando os sindicatos filiados e seções regionais de Solidaires, de um total de 100 mil trabalhadores afiliados à Central.

Solidaires é parte ativa do processo de reorganização dos trabalhadores franceses, que buscam alternativas às direções sindicais tradicionais (CGT, FO e CFDT, dentre as centrais mais importantes), dominadas pelo PC e PS, partidos mais fortes e tradicionais da esquerda francesa, que se revezam no poder com outros partidos, mais à direita, no espectro político francês.

É uma das sete centrais que compõem a Intersindical (fórum de unidade de ação das centrais francesas).

Solidaires tem presença importante entre os servidores públicos (federais e municipais), trabalhadores dos correios e telecomunicações, saúde, educação, petroleiros, ferroviários, além de organizar setores dos imigrantes considerados ilegais, do movimento estudantil (inclusive um sindicato estudantil), do movimento feminista e movimentos populares.

Já são quinze anos de luta pela construção de uma direção alternativa na França, que teve origem nos sindicatos da corrente SUD (Solidariedade, Unidade e Democracia), passando pela experiência de SUD 10, que agrupou numa coordenação alguns dos principais sindicatos que dariam origem, posteriormente, à central sindical.

Nesta segunda-feira, dia 6 de junho, teve início o Congresso, com o credenciamento das delegações e a indicação dos grupos de discussão.

Já estão presentes e ainda devem chegar diversos representantes de outras organizações estrangeiras, de países como o Egito, Nigéria, Argélia, Polônia, Guiana Francesa, Espanha, além dos brasileiros.

Um material de apresentação da CSP-Conlutas, em quatro línguas (português, inglês, francês e espanhol), foi distribuído aos participantes pela organização do Congresso.

O Congresso acontece no Parque de Exposições de Villefranche, em Beaujolais, nos arredores de Lyon, França.