Na noite de sexta, com mais de 500 pessoas, ocorreu o debate “A conjuntura nacional, as perspectivas da esquerda e a necessidade de um novo partido”. Participaram da discussão Luciana Genro (MES), João Batista Babá (CST), José Domingues, vice-presidente do Andes, e Zé Maria (PSTU).

Luciana e Babá defenderam a legalização imediata de uma legenda que agrupe as organizações de esquerda em oposição ao governo Lula num partido com um programa mínimo, que, por antecipação, deveria ser regido por um regime interno baseado em tendências.

Por outro lado, Zé Maria e Domingues defenderam um movimento amplo, cujo objetivo imediato seria a organização do debate sobre estratégia, programa e regime interno e não a legalização do novo partido. Destacaram que é preciso dar o direito aos lutadores que rompem com o PT de discutir os distintos projetos e não impor um projeto num acordo de cúpula. No debate, vários dirigentes da Oposição Alternativa apoiaram a proposta da construção de um movimento amplo por um novo partido.
Post author
Publication Date