No dia 17 de julho, cerca de 300 pessoas participaram do debate “Seis meses do governo Lula e a necessidade de um novo partido de esquerda no Brasil”, realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), com a presença do presidente nacional do PSTU, José Maria de Almeida.

Na platéia estavam muitos ativistas da greve dos servidores públicos federais contra a reforma da Previdência e da última greve dos servidores estaduais contra o governo Rosinha/Garotinho. Representantes das entidades dos docentes, dos técnicos administrativos e dos estudantes da Uerj também participaram do debate.
Houve um consenso geral sobre a necessidade de apoiar a greve dos servidores e de que a esquerda socialista deve ser construída através de uma oposição de esquerda ao governo Lula.

Vários dos presentes se dispuseram a entrar no PSTU, por compreender que, hoje, esta é a melhor alternativa para quem quer lutar pelo socialismo no país. Além disso, vários militantes do PT tomaram a palavra para elogiar a fala de Zé Maria e levantar a discussão sobre a necessidade de um novo partido de esquerda no Brasil, que represente uma superação ao projeto do PT.

Dentre eles, cabe destacar a participação de Gustavo Gomes, militante do PT e dirigente do movimento Reage PT, de Niterói. Ele e outros companheiros fundaram recentemente o movimento Associação Socialista, que se propõe a discutir os rumos do PT e a necessidade do reagrupamento dos socialistas no Brasil. Esta proposta será debatida no próximo dia 2 de agosto, em Niterói, com a participação do PSTU, da Associação Socialista e da Organização Marxista Proletária (OMP).

LEIA MAIS:
PSTU e Reage PT debatem Governo Lula e os rumos da esquerda

Post author André Freire,
do Rio de Janeiro
Publication Date