Debate reuniu militantes e outras organizações políticas
José Eduardo Braunschweiger

A Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LIT-QI), que reúne partidos e grupos de vários países, entre eles o PSTU – realizou na manhã deste sábado um debate sobre a situação mundial, que apresentou aos militantes e organizações políticas o conteúdo dos debates realizados atualmente na Internacional, como parte de seu congresso mundial.

Cerca de 400 pessoas compareceram ao evento no Instituto de Educação Flores da Cunha, que começou com uma apresentação das delegações da LIT-QI. Os partidos da LIT da Argentina, Peru, Equador, Bolívia e Paraguai, foram anunciados e bastante aplaudidos. Entre eles, estavam os companheiros do Equador, cujo ônibus, com problemas na documentação, ficou retido na fronteira do Chile com a Argentina. Em seguida, foram anunciadas outras organizações presentes, de El Salvador, do Uruguai e do Peru.

No informe da direção, foi apresentado uma síntese dos debates na LIT-QI. O balanço dos anos 1980 e 1990; a restauração capitalista nos países do Leste Europeu, em Cuba e na China; a contradição entre esta restauração e o avanço do fim do entrave representado pela burocracia stalinista; as mudanças na economia mundial capitalista e a atualidade do imperialismo. O informe debateu o impacto destas mudanças entre a vanguarda, o surgimento de muitas dúvidas e um abandono progressivo da estratégia revolucionária por parte de muitos partidos em todo o mundo.

O informe relacionou este processo ao momento atual, em que países da América Latina, como Argentina, Bolívia e Equador, vivem ou viveram processos revolucionários. O atoleiro da coalizão liderada pelo EUA no Iraque foi abordado, como exemplo de que o imperialismo não é invencível. A LIT fez um chamado a todas as organizações presentes para uma campanha conjunta contra a ocupação imperialista e em apoio à resistência do povo iraquiano.

MORENO – Após o informe e o debate, foi feita uma homenagem ao dirigente da LIT-QI e fundador do partido argentino, Nahuel Moreno, falecido há 20 anos, no dia 25 de janeiro de 1985. Em um ato emocionante, os presentes cantaram “A Internacional” e outras músicas, como “Vamos nos recordar, vamos nos recordar, companheiro Moreno, construindo a Quarta Internacional”.