`Foto
As poucas horas de sono foram esquecidas e a empolgação tomou conta de quem acompanhou a apuração na madrugada do dia 14, quando foi anunciada a vitória da Chapa 2, Não vou me adaptar!.

Os estudantes votaram por um DCE com firme propósito de combater a reforma universitária, exigir o bandejão gratuito, um DCE sem rabo preso com qualquer reitoria ou governo, enfim, propostas que o bloco governista, dividido nas outras chapas, não teria como bancar, sob o risco de arranhar a imagem do governo Lula. O resultado reflete o avanço na consciência dos estudantes, que derrubaram uma direção governista e elegeram uma chapa cujos eixos centrais foram a denúncia do governo Lula e os reflexos de suas reformas na Educação.

Novo Partido construído na luta cotidiana

Há outro aspecto importante, além da vitória em si, que é a rica experiência de conformar a chapa com companheiros do Reage PT, ex-militantes da Articulação de Esquerda e petistas independentes, além de estudantes sem filiação partidária, em sua maioria envolvidos na discussão sobre a formação de um novo partido de esquerda.

Resultado

Chapa 2 – Não Vou me Adaptar 2.086
(PSTU, Reage PT, ex-AE, petistas independentes)

Chapa 4 – Nós não vamos pagar nada (DS) 1.955

Chapa 1 – DCE Paratodos 1.790
(Articulação e PDT)

Chapa 3 – UFRJ Avante 815
(PCB e PC do B)
Post author Thiago Hastenreiter, coordenador eleito DCE-UFRJ e Julia Eberhardt, diretora da UNE oposição
Publication Date