Seminário discutindo a ruptura com a entidade e os rumos para o movimento estudantil será realizado em Goiânia, sede do Congresso. Leia abaixo a convocatória do encontroCHAMADO AO MOVIMENTO ESTUDANTIL

DCE-UFG Gestão “Resistência”

“O movimento estudantil passa por uma fase inédita. Enquanto a UNE começa a se a afogar em sua própria lama, várias iniciativas surgem para suprir a demanda de lutas que o movimento estudantil exige. O governo Lula continua na implementação da Reforma Universitária que na prática é a privatização do ensino público e também a precarização do estudo na universidade privada. O projeto já está no congresso, estando sujeito a modificações. Com o que temos no congresso alguém duvida que se houver mudanças serão para pior?

Mas a UNE é só festa. Fez sua caravana por todo o Brasil fazenda e está realizando este congresso para legitimar de maneira desonesta e despolitisada as posições do grupo que dirige a entidade há 16 anos. Desde a eleição do último governo esta entidade não passa de um braço dos que estão no poder. Não é de hoje que a Uo propaganda da reformNE funciona apenas como uma fábrica de carteirinhas sem inserção e participação das reais lutas dos estudantes.

Mas não queremos apenas criticar o velho. Queremos construir o novo. Queremos e devemos, pois é urgente a reconstrução do movimento estudantil verdadeiramente combativo e que não funcione apenas como legitimador do governo como é hoje a UNE. Mas qual? Vemos nascer várias revoltas contra a estrutura atual do movimento estudantil, mas estas várias iniciativas precisam dialogar e construir a unidade, trabalho difícil que com certeza não será realizado no mais curto prazo.

O movimento precisa de unidade. Apesar das várias tendências e métodos hoje que se propõe a lutar em defesa da educação pública de qualidade e por melhores condições de ensino, precisamos reativar lutas nacionais. Diante deste desafio, o DCE da Universidade Federal de Goiás propõe a todos aqueles grupos, entidades, correntes políticas e a estudantes militantes que pretendam reconstruir o movimento estudantil, a participar e ajudar na organização do SEMINÁRIO UNIFICADO com o tema: ruptura com a une e reconstrução do Movimento Estudantil a ser realizado durante o congresso da UNE (CONUNE) em Goiânia. O momento é único e estamos abertos a sugestões.“

Os interessados em participar e ajudar na construção do seminário podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]